Sobre o SEBP/RS


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBP/RS) começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo decreto n. 30.947, de 24.12.1981, com objetivo de desenvolver a organização, coordenação, planejamento e apoio às bibliotecas gaúchas (interiorização). 


Em 1987, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural, através do documento "Biblioteca Pública Municipal: dinamização e padronização de rotinas" reafirma as funções do SEBP e a posição da Biblioteca Pública do Estado (BPE) como órgão central do Sistema e das demais Bibliotecas Municipais como órgãos operacionais, além de esclarecer as vinculações com os organismos nacionais (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). 

Este documento acrescentou novas funções à biblioteca pública, ao lado das já tradicionais. 

Coloca a biblioteca pública como espaço de convivência e difusora de informações comunitárias. Leia mais em: https://sites.google.com/site/sebprs/home/historico



Funções

Nível Nacional: Coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas no Estado.

Nível Local: Dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas da Secretaria da Cultura (SEDAC).

Nível Regional: Prestar assessoria às Bibliotecas Públicas Municipais.

Objetivos

- Coordenar e incentivar as ações referentes ao cumprimento da política estadual para as bibliotecas públicas;

- Capacitar a BPE como órgão central do Sistema;

- Coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas no Estado;

- Coordenar a elaboração de propostas, planos, programas e atividades na sua área;

- Manter o cadastro das bibliotecas públicas do estado e encaminhar os cadastros para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas;

- Prestar Assessoria técnica às Bibliotecas Públicas municipais e estaduais no que se refere a qualificação de recursos humanos, elaboração de projetos, indicação de acervo para aquisição, doação de livros e materiais, orientações para seleção e descarte de acervos, emissão de pareceres técnicos e inserção destas bibliotecas nas políticas do governo estadual e federal;

- Estimular e auxiliar no processo de implantação e modernização de bibliotecas públicas.



DECRETO CRIAÇÃO




Cria o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de atribuição que lhe confere o artigo 66, ítem VII, da Constituição do Estado, de acordo com o artigo 5º do decreto nº 19.801, de 8 de agosto de 1969 e Decreto nº 20.818, de 26 de dezembro de 1971 e em virtude do Convênio celebrado com o Instituto Nacional do Livro - MEC, aprovado pelo Decreto Legislativo nº 3.968, de 26 de novembro de 1979.

DECRETA :

Art. 1º - É criado o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – integrado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – com a finalidade de desenvolver as atividades de planejamento, organização, coordenação, supervisão e apoio às Bibliotecas Públicas do Estado.

Art. 2º - É Órgão Central do Sistema a que se refere o artigo anterior a Biblioteca Pública do Estado, à qual caberá:
a) prestar assistência técnica às bibliotecas integrantes do Sistema, bem como proceder ao treinamento de recursos humanos e elaborar o catálogo coletivo no Estado;
b) orientar a organização das bibliotecas existentes e das que forem criadas, de acordo com os princípios de planejamento e racionalização preconizados pelo Sistema;
c) fomentar iniciativas tais como: conscientização das autoridades para a necessidade da Biblioteca Pública; empréstimo entre bibliotecas; atividades de extensão e intercâmbio de publicações. [...]

Leia na íntegra:  https://sites.google.com/site/sebprs/home/legislacao

 

EQUIPE



Bibliotecária: Rosana de Lemos Vasques CRB: 10/2114
Agente Administrativo: Giovana Draghetti
Estagiária de Biblioteconomia/ Apoio técnico Biblivre: Aliriane Ferreira Almeida 



DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS/PARCERIA EM PROJETOS



O Sistema Estadual de Bibliotecas do RS tem cadastrada em sua base de dados 530 bibliotecas do Estado(entre públicas e algumas comunitárias).


Entre suas atividades, o SEBP/RS realiza o intermédio entre escritores, editoras e proponentes de projetos para incentivo a cultura, e as bibliotecas públicas através da distribuição das publicações:


Como se dá o processo:


- Quem tem interesse em fazer doações entra em contato, tira suas dúvidas e confirma o envio dos exemplares;
- O SEBP/RS recebe os exemplares e emite documento confirmando o recebimento das obras;
- As obras são encaminhadas às bibliotecas através de representantes dos municípios que vêm ao Sistema retirar os livros. Essa atividade é feita (deve ser feita), constantemente, a cada dois meses.
- Dos exemplares recebidos (seja 01 exemplar, 530 ou mais exemplares) sempre encaminhamos, em primeiro lugar, exemplares diretamente à Biblioteca Pública do Estado (na capital), em segundo lugar às demais bibliotecas estaduais de Porto Alegre e, posteriormente, às bibliotecas do interior.


Muitos ainda desconhecem essa atividade de intermédio que cabe ao Sistema de Bibliotecas, além de desconhecerem a quantidade de bibliotecas públicas do Estado assim, perdem a oportunidade de divulgar seu trabalho e, ao mesmo tempo, beneficiar o acervo das bibliotecas públicas do Estado.

Por isso, a divulgação aqui no blog é uma tentativa de esclarecer o processo para que as ações se ampliem.


O envio dos livros deve ser feito para a sede do SEBP/RS. 

Além da simples distribuição, o SEBP pode também entrar como apoiador direto em projetos pelas leis de incentivo à cultura, entre em contato com a coordenação e se informe.



CURSOS

O SEBP oferece aos interessados o curso de Dinamização de Bibliotecas. Saiba mais na página com a agenda das capacitações.


Atualmente, este é o único curso como iniciativa do Sistema, mas existem planejamentos de ampliar a oferta. Quando isso for uma realidade, divulgaremos a todas as bibliotecas e aqui no blog.