quarta-feira, 27 de julho de 2016

Bibliotecas públicas tem até 8 de agosto para se
cadastrar no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 

Instituições ganharão coleção de DVDs sobre memória do esporte olímpico e cartilha sobre práticas que podem ser desenvolvidas no período dos Jogos Olímpicos.


Bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura do Rio Grande do Sul tem até 8 de agosto para cadastrar suas unidades na plataforma digital do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Aproveitando a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a intenção é incentivar o cadastramento ou recadastramento dessas instituições, fornecendo um kit  composto por uma coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico e uma cartilha contendo práticas que poderão ser desenvolvidas ao longo dos Jogos (http://snbp.culturadigital.br/blog/2016/07/22/prazo-para-cadastro-de-bibliotecas-para-recebimento-de-colecao-das-olimpiadas-prorrogado-ate-dia-88). As bibliotecas que já têm cadastros e desejam apenas atualizar seus dados, mas estejam encontrando dificuldades, podem entrar em contato pelo e-mail snbp@cultura.gov.br.

A expectativa é cadastrar e atualizar cerca de 6 mil instituições e mapear a maioria das bibliotecas existentes no país. O objetivo é levantar dados pouco conhecidos, como a relação institucional, público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. A partir dessas informações será criado um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor.  Neste cadastro são disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas. Para isto, a orientação é que as instituições mantenham seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e compartilhamento de dados, como agendas culturais e regionais.



A coleção de DVDs é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, hoje conta com 40 documentários. Neste acervo há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. Eles têm o intuito de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras. O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e é patrocinado pela Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia, com apoio do MinC e da Cinemateca Brasileira.

Informações:
- SNBP - Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC - email snbp@cultura.gov.br e telefone (61) 2024-2698. 
- Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBP/RS) - emails sebp@sedac.rs.gov.br/sebprs@gmail.com e fone (51) 3225-1124.



Telefone do SEBP/RS já funciona normalmente


O contato com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul (SEBP/RS) já pode ser feito por meio do telefone (51) 3225-1124, que foi consertado e está funcionando normalmente. Pedimos desculpas por eventuais transtornos e informamos que também atendemos demandas pelo e-mail sebprs@gmail.com.


terça-feira, 26 de julho de 2016

Telefone, temporariamente, fora de operação.

Informamos que o telefone do Sistema de Bibliotecas está temporariamente fora de operação. 
O novo número para contato é 3225 9426.

Cadastro de novas bibliotecas na plataforma SNIIC

Senhores coordenadores ou responsáveis por bibliotecas:


O prazo para cadastro de novas bibliotecas na plataforma SNIIC para recebimento da Coleção Memória do Esporte Olímpico Brasileiro  (são 40 DVDs contendo diversas histórias sobre as olimpíadas e seus atletas) foi prorrogado até o dia 8 de agosto:


As bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura ganharam mais um prazo para o cadastramento de suas unidades na plataforma digital. O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou o período de inscrições – que podem ser feitas até o dia 8 de agosto. A meta é cadastrar e atualizar cerca de seis mil bibliotecas e, até o momento, pelo menos 444 unidades se inscreveram na plataforma digital.

O cadastramento é simples e gratuito e tem como objetivo mapear todas as bibliotecas existentes no país. O coordenador-geral de Leitura do MinC, José Roberto da Silva, destaca a relevância do cadastramento para o cidadão ter acesso a informações que desejar. “O processo é necessário porque é a plataforma digital que concentra informações da existência das bibliotecas públicas nos territórios”, disse.

O MinC quer aproveitar a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e incentivar o cadastramento ou recadastramento dessas unidades. Quem optar por isso até a nova data ganhará um kit composto por uma coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico e uma cartilha de orientação sobre práticas que poderão desenvolver no período dos Jogos.

A coleção de DVDs é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, hoje, conta com 40 documentários. Neste acervo, há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. Eles têm o intuito de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras.

O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e é patrocinado pela Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia, com apoio do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira.

Por que cadastrar
A intenção é levantar dados pouco conhecidos, como a relação institucional, público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. A partir dessas informações, pretende-se criar um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor.

O novo cadastro pode ser acessado para consulta pelos cidadãos, instituições públicas ou privadas e, principalmente, para os governos municipais e estaduais. São disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas.

A orientação é que as instituições mantenham seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e compartilhamento de informações como agendas culturais e regionais. Mais informações sobre o funcionamento do cadastro podem ser encontradas no tutorial.

As bibliotecas que já têm cadastros e desejam apenas atualizar seus dados, mas estejam encontrando dificuldades, podem entrar em contato conosco pelo e-mail sebprs@gmail.com .


Atenciosamente,

Morgana Marcon, CRB-10/1024
Coordenadora do SEBP-RS