quinta-feira, 28 de maio de 2015

Prêmio "Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas" - Boa Vista do Sul

Em Março de 2014 a Biblioteca Pública Municipal de Boa Vista do Sul participou do Edital "Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas" do SNBP/DLLLB/MinC, onde foi contemplada com o Projeto "Extensão a Leitura à Classe Trabalhadora do Município", sendo classificada entre as 52 Bibliotecas a nível Nacional.
Este Projeto foi criado pela iniciativa da Secretária de Educação Professora Ilaine Ahlerte Docena, e desenvolvido e executado por Lia M. Schuster da Silva, sendo, portanto, ambas co-autoras. Este Projeto, tem parceria com empresas locais onde elas podem retirar livros, Audiolivros, revistas, dvds, etc...e emprestar a seus funcionários, criando uma parceria confortável entre a Biblioteca Pública e Empresas Locais. E esta parceria está sendo também muito proveitosa, pois oportuniza uma interação confortável entre Biblioteca e Comunidade. Torna a Biblioteca Pública mais ativa e participante.
Este Prêmio tornou possível a renovação do acervo, e a compra de títulos inéditos, inclusive dvds, que no momento estão em fase de orçamento.










Nota de agradecimento "Quero agradecer o SEBPRS por apoiarem não somente a Biblioteca de Boa Vista 
do Sul, mas a todas as demais que participaram deste ou de outros
Editais, e por terem este comprometimento ímpar conosco. E as
Bibliotecas que não conseguiram se classificar nesta premiação, 
prossigam, será na próxima com certeza...Basta trabalharem com 
afinco e muita garra. E a todos os envolvidos nosso muito obrigado!" 
Lia Schuster e Ilaine Docena.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Projeto de Arapiraca ganha prêmio nacional de cultura

O Projeto Mães Leitoras de Arapiraca foi agraciado com o Prêmio Nacional Boas Práticas em Bibliotecas Públicas pelo Ministério da Cultura.
A escolha também passou pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/ Sistema Nacional de Bibliotecas.
O Ministério da Cultura publicou edital contemplando o município de Arapiraca e outros entes da Federação que idealizaram projetos de incentivo à leitura em bibliotecas públicas.
O projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seu Filhos ficou em 18º lugar entre 52 projetos escolhidos pelo Ministério da Cultura.
Idealizado no ano de 2011, ainda durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seus Filhos está recebendo novos incentivos da administração da prefeita Célia Rocha (PTB) e da secretária de Cultura, Tânia Santos, e da secretária de Educação, Gorete Queiroz.
De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega, o projeto conta com a participação das arte-educadoras Fabiana Salsa e Maria Cristina Tininha.
O objetivo do projeto é envolver as mães dos alunos das escolas municipais com a produção de livros de panos e de materiais acessíveis às crianças nos espaços públicos mantidos pela Prefeitura de Arapiraca.
As mulheres, em uma primeira etapa, participam de oficinas técnicas para, em seguida, repassar os conhecimentos para os alunos.
"Nossa proposta é incentivar a prática da leitura entre mães e alunos, com muita criatividade e imaginação, além de, num futuro próximo, estimular a criação de uma cooperativa para geração de renda com as mães que residem na comunidade", acrescentou Wima Nóbrega.
A bibliotecária revela que o projeto é realizado nas Arapiraquinhas, as bibliotecas públicas digitais de bairro, que são coordenadas pela professora Eliane Bezerra, e também estendido para as escolas do município.
Wilma Nóbrega adiantou que já foram adquiridas novas máquinas de costura e materiais de suporte de apoio do projeto.




O PROJETO VEM SENDO INOVADO COM A CONFECÇÃO DE LIVROS QUE ACALMAM, PARA BEBÊS E CRIANÇAS ATÉ 03 ANOS DE IDADE.