sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"A Biblioteca das Grandes Mentes"

Uma boa notícia para quem quer começar a montar sua biblioteca! Três jovens empreendedores criaram uma solução interessante e dinâmica para os amantes de livros. Já existem esses tipo de serviços para outros produtos como cervejas, chocolates e até peças de carros. Porém no âmbito literário é uma novidade.
Como funciona:
A cada mês, um novo título de ficção ou não ficção é indicado por personalidades do mundo cultural ou acadêmico. O interessado pode escolher entre os planos mensal (R$69,90 por mês) e o trimestral ( 79,90 por mês), recebendo na periodicidade escolhida um livro e uma revista sobre a obra escolhida e seu autor. Caso já tenha o livro, poderá trocá-lo por outras opções.
Para adquirir esse serviço, entre no site www.taglivros.com

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Biblioteca de Paulo Bento modernizada

A equipe do Sistema Estadual de  Bibliotecas esteve no município de Paulo Bento visitando a  Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo contemplada pelo Edital 14/2012. Nessa visita foram observadas as melhorias  realizadas com o recurso desse Edital.
A atendente da biblioteca, Lígia Cristina Almeida da Silva realiza um trabalho muito bacana, abordando temas relacionados à saúde, à conscientização social (bullying) e trabalho de gênero. Pretende ainda realizar oficinas com temas de interesse da comunidade em geral, como: clube de mães leitoras, contação de histórias para a Melhor Idade e para bebês. Lígia também demonstrou interesse em participar do projeto "Autor presente na Biblioteca Pública" (http://autorpresente.blogspot.com.br/) oferecidos pelo IEL.




segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Biblioteca Pública de Muliterno recebe modernização

Na semana passada, algumas bibliotecas contempladas pelo edital 14/2012 foram visitadas pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Rosana Vasques e a bibliotecária Ionice Prado de Oliveira. Uma delas foi a Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana do município de Muliterno. Com os vinte mil reais recebidos do Estado, a Biblioteca municipal pôde dar um novo ar ao local e criar novos projetos para os moradores da região. Um deles foi um projeto de inclusão digital desenvolvido junto a APAE, onde a Secretária Municipal de Educação Daine Zaparolli fala sobre na foto abaixo com a Coordenadora Rosana.

Com o valor recebido do convênio, a Biblioteca Pública também adquiriu móveis e livros novos para atrair novos leitores e tornar o espaço da biblioteca mais aconchegante. Sebastião Nunes (na foto abaixo)
é o cordial e simpático atendente responsável  por receber o público interessado em buscar informações, ampliar seus conhecimentos e produzir mais cultura.





















sexta-feira, 8 de agosto de 2014

#SEBPrecomenda: "A Criação da Terra e do Homem"

A Criação da Terra e do Homem: releeitura da história e mitologia Yorubá" de Oná Artero, resgata a história, concepções filosóficas, políticas e culturais do povo africano.
Onà Artero foi bom ouvinte das histórias contadas por anciãs, iyás e babás nas roças de candomblé. Neste livro, ele reconta e desenha a lenda Yorubá sobre a criação do mundo. A África é a origem e o berço da civilização. Assim, é necessário resgatar sua história, suas concepções filosóficas, políticas e culturais.
Hoje, meninos e meninas, e também alguns adultos, desconhecem os Orixás, os antepassados da etnia negra. Onà convida os leitores: “aproximem-se, aprendam tudo o que aqui está, e guardem em um cantinho do cérebro pois... um dia... esse conhecimento lhes será útil!”. Os desenhos, feitos por Onà, em todo o livro, podem ser preenchidos e coloridos. Os retratos dos orixás, pintados a óleo, foram publicados no verso das capas. É uma coedição com a FBN, através de Edital de Apoio a Autores Negros 2013.
O autor da obra, através da Editora Libretos, se dispõe a fazer encontros e palestras, dentro do que lhe for proposto.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

​V CURSO DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

O Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural

A ACOR‐RS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul juntamente com seus parceiros - Secretaria Municipal de Cultura, Setor do Patrimônio Histórico e Museu da UFRGS, com o apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS - apresenta o V CURSO DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL com o tema Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural.
Eventos recentes, como o incêndio do Mercado Público de Porto Alegre e a inundação de um importante acervo da UFRGS, alertaram para a importância de se ampliar as discussões acerca do gerenciamento dos riscos que afetam o nosso patrimônio cultural. A inquietação dos profissionais encarregados da sua preservação frente às incertezas quanto as vulnerabilidades e eventuais impactos a que estão sujeitos os mais variados elementos históricos, artísticos e culturais em nosso estado levaram a ACOR-RS a convidar especialistas da América Latina para partilharem conosco suas experiências nesta área.

Palestras:
® A metodologia de Gerenciamento de Riscos, novo paradigma para a Conservação de Patrimônio Cultural. Estudos de caso na Colômbia.
Mario Omar Fernandez – Colômbia – Consultor privado, consultor no desenvolvimento da Metodologia de Gerenciamento de Riscos ICCROM.CCI-RCE, professor da Universidad de los Andes e em vários cursos internacionais.

®  Implementação da metodologia de Gerenciamento de Riscos no Chile, estratégias e novas visões. 
Carolina Ossa Izquierdo - Chile - Conservadora chefe do Laboratório de pintura do Centro Nacional de Conservação e restauração, Coordenadora do Comitê de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Restauração do Chile e Presidente do Comitê do Escudo Azul do Chile.

®  A valoração de coleções e o gerenciamento de riscos
David Cohen – Colômbia – Professor do Departamento de História da Arte da Universidad de los Andes e pesquisador da Fundação ERIGAIE em temas de conservação, arqueologia histórica, arqueologia da arquitetura e estudos de cultura material.

Data: 30/08/2014
Horário: 9h – 13h
Local:     Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
                Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Campus Saúde - Porto Alegre - RS


Informações:
Museu da UFRGS
(51) 3308-3390 e (51) 3308-4022

      Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS