quinta-feira, 27 de março de 2014

Edital de Prêmio às Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas



De 19 de março a 2 de maio de 2014 estão abertas as inscrições para o Edital Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, que devem ser realizadas online via Salic Web.

O objetivo deste edital é premiar e fomentar iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras que venham sendo aplicadas em bibliotecas públicas (municipais e estaduais) a fim de promover ações em andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e a sustentabilidade desses equipamentos culturais, bem como para a difusão e compartilhamento das metodologias e das iniciativas premiadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

Serão selecionados 52 projetos, cada um dos quais receberá um prêmio no valor bruto de R$32.000,00 (trinta e dois mil reais). Poderão concorrer ao prêmio pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados, que residam no Brasil e possuam no mínimo 3 (três) anos de experiência comprovada em atividades ligadas a bibliotecas em território nacional. O proponente deve atuar na biblioteca pública municipal ou estadual onde a iniciativa ocorre e ser o responsável pela iniciativa apresentada.

Dúvidas e informações devem ser encaminhadas para o e-mail: bibliotecasinovadoras@bn.br.

Para ver o edital clique aqui.

IEL abre nova seleção de livros para Série 60 anos


Serão escolhidas duas obras inéditas de contos e duas de poemas


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro, e a Associação Lígia Averbuck (Associação de Amigos do IEL) lançam nesta quinta-feira (27 de março) mais um edital para publicação de livros. O objetivo é selecionar quatro obras originais que farão parte da Série 60 anos (em referência ao aniversário de 60 anos do instituto), que será publicada ao longo de 2014. Os textos devem ser inéditos em publicações impressas e eletrônicas, de autoria de autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul. Serão selecionadas duas obras de poesia e duas de contos. Com o lançamento deste edital de estímulo à produção literária, o IEL, mais uma vez, consolida seu principal papel: o de incentivar e difundir a literatura produzida no Rio Grande do Sul. As inscrições seguem abertas até 13 de maio de 2014. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

48º Concurso Literário de Caxias do Sul



Esse é tanto para quem já é escritor quanto para quem sonha em ser: já estão abertas as inscrições para 48º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, promovido pelo Departamento do Livro e da Leitura — Sistema de Bibliotecas da Secretaria Municipal da Cultura.

Como no ano passado, o tradicional concurso agora premia tanto obras inéditas (nos gêneros contos, crônicas e poesias) quanto obras publicadas (2º Prêmio Vivita Cartier). As inscrições seguem até 15 de abril.

Vamos aos detalhes.

Para obras inéditas, os concorrentes (que precisam ter mais de 16 anos e morar em Caxias do Sul há no mínimo dois anos) devem enviar conjuntos de três textos no gênero escolhido. Vale lembrar que esses textos deve ser rigorosamente inéditos, ou seja, não publicados em nenhum meio impresso ou eletrônico — portanto, não valem aqueles textos que você escreveu para um blog, por exemplo.

Já o Vivita Cartier premia obras publicadas no ano anterior ao edital, ou seja, podem concorrer autores (maiores de 16 anos e residentes em Caxias do Sul ou região ou que tiveram obras editadas por editoras da região) com livros publicados no ano passado. As obras devem ser de ficção — poesia, conto, teatro, crônica, novela ou romance.

Nas obras inéditas, o prêmio inclui troféu, certificado e publicação em coletânea. Nas obras publicadas, troféu e prêmio em dinheiro.

As inscrições podem ser feitas no 4º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer (Rua Dr. Montaury, 1.333). Quer mais detalhes sobre formatação, etc? Clique aqui e confira.

terça-feira, 25 de março de 2014

Brasil será homenageado no Salão do Livro de Paris em 2015



O Brasil será o convidado de honra da próxima edição do Salão do Livro de Paris, que ocorrerá de 20 a 23 de março de 2015.

Neste ano, o Salão recebeu pouco mais de 198 mil visitantes em uma semana, e teve como convidado especial a Argentina.

Com uma visitação em franco crescimento, o evento está em sua 34ª edição e atrai cada vez mais um público eclético – de crianças em idade escolar a universitários e profissionais estrangeiros. Segundo os organizadores, em 2013 foram quase 190 mil visitantes.

Durante quatro dias o público pôde visitar o espaço que acolheu 1,2 mil expositores e 3,5 mil autores. Além disso, mais de 50 países estiveram presentes no Salão, mostrando um pouco mais de suas literaturas locais.

– O sucesso mostra a paixão dos franceses pela leitura, o lugar que o livro ocupa na sociedade francesa, que serve de inspiração para muitos países participantes – comemorou Vincent Montagne, presidente do Salão do Livro de Paris.

Fonte: ZeroHora

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia internacional do contador de histórias - 20 de março.

12h às 14h – Abertura festiva, contação e performance no térreo da CCMQ. Entrada Franca.

14h às 17h - MARATONA DE HISTORIAS: Participação de vários artistas/contadores de historias. Agendamento de Escolas através do fone: 51-32257089

14h às 17h- OFICINA CONFECÇÃO DE TAPETE MÁGICO: Ministrante: JULIA RODRIGUES– Tubarão/SC
Interessados deverão fazer inscrição e solicitar  na biblioteca a lista dos  materiais para oficina, através do  fone: 51-32257089 ou e-mail:  bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
Investimento: R$ 30,00.

19h às 21h- CONTOS DAS MIL E UMA NOITES.
Local: Hall da Biblioteca Lucilia Minssen. Entrada franca.
 

terça-feira, 18 de março de 2014

Modernização das bibliotecas públicas.

As bibliotecas públicas estão sendo modernizadas e é bom ver os frutos do trabalho gerando sorrisos. Cada biblioteca renovada faz com que a cidade ganhe mais desenvolvimento, cidadania e cultura. A inclusão de todos começa pela cultura, que gera pensamento critico e cria cidadania e por fim a cidade se desenvolve. Em visita a duas bibliotecas renovadas, de Venâncio Aires e Mato Leitão, o secretario da cultura Assis Brasil e o diretor de cidadania e diversidade cultural João Pontes viram começar um novo caminho para as cidades. Que logo venha o resultado mais importante: A alegria e prazer de ler. 
http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/03/venancio-aires-e-mato-leitao-modernizam-bibliotecas-com-recursos-de-edital-da-sedac/




Crianças leem para cachorros na Estônia.

Uma bela ação que incentiva e uma terapia para as crianças desenvolverem o gosto pela leitura e ajuda a criar vínculos com os animais. Despertando assim o lado mais humano delas. http://www.blogdogaleno.com.br/2014/03/05/criancas-leem-para-cachorros-em-biblioteca-da-estonia

segunda-feira, 17 de março de 2014

Um príncipe chamado Exupéry

Uma peça em cartaz hoje na casa de cultura Mario Quintana (CCMQ) chamada “Um príncipe chamado Exupéry” conta a historia de Saint Exupéry, criador do aclamado livro “O pequeno príncipe”, com bonecos e busca mostrar a sensibilidade do escritor. Contando a historia do escritor que trabalhou como piloto do correio aéreo dos anos 1920 até a década de 1930. O grupo de Itajaí (SC) esta fazendo turnê pelo estado e encerra hoje sua participação por aqui e a entrada é franca.


Serviço:
Espetáculo
Dias: 15 e 16 de março de 2014 (sábado e domingo).
Hora: 18h e 20h.
Oficina:
Dia: 17 de março de 2014 (segunda-feira).
Hora: das 14h às 18h
Público-alvo: Atores, professores, arte-educadores, contadores de histórias e comunidade em geral.
Inscrições: site www.ciamutua.com.br. Vagas limitadas (20).
Contato: Produtora Karina Borges (51) 3084-9691 e (51) 9420 2894 ou com Mônica Longo (47) 3344-0409  e (47) 9983-6678.
As atividades ocorrem na Sala A2B2 (2º andar CCMQ – Andradas, 736), com capacidade limitada a 60 pessoas. Entrada franca.

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/03/cia-mutua-traz-um-principe-chamado-exupery-e-oficina-de-sensibilizacao-para-formas-animadas/

quinta-feira, 13 de março de 2014

O Google e as bibliotecas:

O Google é uma ferramenta de pesquisa muito útil e rápida, mas a resposta certa é um pouco mais difícil de achar que nos 0.01 segundos que leva para ele fazer a busca na internet. Este artigo fala um pouco do motivo que as bibliotecas não viraram o Google, ou o Google não se tornou as bibliotecas. Cada um tem uma função e os dois se complementam, pois o trabalho do bibliotecário além de catalogar é trazer para o usuário uma resposta exata para as suas expectativas informacionais. Na duvida, consulte um bibliotecário.

 http://mundobibliotecario.wordpress.com/2014/01/27/e-por-que-as-bibliotecas-nao-se-tornaram-o-que-agora-e-o-google/

quarta-feira, 12 de março de 2014

“Cada novo passo da humanidade depende da informação legada por descobertas anteriores. Nunca subestime a importância de um bibliotecário”


No dia do bibliotecário, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas vem homenagear todos os bibliotecários que prestam serviços a comunidade. Incentivando a leitura, mostrando a sociedade novos horizontes e uma nova visão de mundo, através de livros, sonhos e com muito trabalho. Dedicamos este dia para sermos profissionais mais atuantes e refletir sobre o trabalho ao qual nos dedicamos. Feliz dia do bibliotecário a todos e todas profissionais da informação.