quarta-feira, 30 de julho de 2014

Reinauguração de Biblioteca Modernizada pelo Edital SEDAC 14/2012 em Venâncio Aires

Biblioteca Pública Municipal Caá Yari: Um dos espaços culturais mais tradicionais de Venâncio Aires foi reinaugurado no dia 15, em clima de festa e diversidade cultural. Depois de um mês fechada para reformas, a Biblioteca Pública Municipal voltou a receber o público num alegre sarau, com mais de 100 pessoas presentes, onde a literatura dividiu espaço com a música e o teatro. A ocasião serviu para apresentar à comunidade a reforma no mobiliário e a nova decoração com grafitagem nas paredes do espaço, agora batizado com o nome de Caá Yari, senhora dos ervais e deusa dos ervateiros na tradição dos índios guaranis.
Os agradecimentos se estenderam ao professor de História venâncio-airense Jair Luiz Pereira, autor do livro Caá Yari e a Capital do Chimarrão, que correlaciona as histórias da deusa dos ervateiros e do município. Já os sócios foram recepcionados através de saudação especial feito para Sônia Müller, dona da primeira carteirinha de leitor emitida pela Biblioteca em seus 42 anos de atividade.
A série de apresentações foi aberta por Rosária Costa, que com contornos teatrais, relatou duas versões sobre a lenda de Caá Yari. Em seguida, o personagem Papelito, do ator Sérgio da Rosa, destacou a relevância da leitura na época de tecnologia e redes sociais. As apresentações musicais encerraram a noite, com show acústico do músico Gabriel Martins e um set apresentado por oito integrantes da Orquestra Municipal de Venâncio Aires.
A Biblioteca Pública foi contemplada pelo Edital 14/2012 recebendo recursos no valor de R$ 55.000,00 ( cinquenta e cinco mil reais).O valor permitiu a compra de quatro computadores, um projetor com telão, mesas, cadeiras estofadas, bibliocantos e uma enciclopédia Barsa. A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo ainda investiu R$ 2,7 mil na lixação e pintura do piso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário