segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Luís Augusto Fischer é o patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre



Escritor, ensaísta e professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Luís Augusto Fischer é o patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no Santander Cultural, no Centro da capital gaúcha. Escolhido entre 10 nomes, ele se disse surpreso e feliz por representar o evento.


A votação foi realizada por associados e diretores da Câmara do Livro, ex-patronos e representantes da comunidade cultural. "Vou estudar mais da história da feira, que já conheço bem. Vou me preparar", destacou Fischer em sua manifestação após o anúncio. "Vai ser inesquecível. É uma coroação na minha própria casa", completou.

Pela manhã, o patrono caminhou pela Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, onde a Feira do Livro será realizada, de 1º a 17 de novembro. "(A praça) ficou muito bonita depois da reforma", disse. Fischer também conversou com Luiz Coronel, patrono da edição do ano passado.

A expectativa da organização do evento é de que neste ano o público ultrapasse a marca de 2012, que foi de 1,7 milhão de visitantes.

Nascido em Novo Hamburgo, Luís Augusto Fischer é escritor, ensaísta e professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela qual tem mestrado e doutorado com tese sobre Nelson Rodrigues. Escreve regularmente para vários jornais e revistas. Foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e presidente da Associação Gaúcha de Escritores. Tem contos, crônicas e ensaios publicados.
Em 2007 recebeu da Secretaria Municipal de Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, como Intelectual do Ano de Porto Alegre.

Concorriam com Fischer os patronáveis Airton Ortiz, Caio Riter, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Francisco Pereira Rodrigues e Maria Carpi.




Fonte: Site G1

Projeto Amigos da Biblioteca



A Biblioteca Pública Municipal Melvin Jones, de Santiago - RS, completou 56 anos no mês de agosto, porém as atividades comemorativas estenderam-se até o final de setembro. Foram desenvolvidas inúmeras atividades entre apresentações teatrais, oficinas, contações de histórias e atividades recreativas, envolvendo alunos, professores e a comunidade santiaguense.

O destaque foi a participação dos “Amigos da Biblioteca”, projeto que já é realizado há muitos anos e conta com o trabalho de voluntários no planejamento e execução de atividades lúdicas que auxiliam no incentivo à leitura e produção artística. Sendo que, o presente projeto, procura efetivar a meta municipal de nº. 6 – Participação Comunitária do programa Cidade Educadora.

A mais nova “amiga da biblioteca” é a senhora Iolanda Oliveira que realizou atividades educativas para alunos, além de expor seu trabalho como artista plástica, incentivando o fazer criativo através de novas linguagens e formas de expressão.

Interessados em colaborar com atividades na Biblioteca Pública de Santiago devem entrar em contato com a Coordenadora Madalena Scolare pelo telefone (55) 3251-1651, ou através do e-mail: bibliotecapublicasantiago@gmail.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

4ª Conferência Estadual de Cultura acontece em Lajeado


A Secretaria de Estado da Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Univates, convidam para a 4ª Conferência Estadual de Cultura “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro na cidade de Lajeado. O encontro também é a preparatória para a Conferência Nacional de Cultura que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.
Os objetivos da conferência incluem propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação entre os entes federativos e a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais que dinamizem os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação dos Sistemas Nacional, Estadual, Municipais e Setoriais de cultura, envolvendo os respectivos componentes.
Além disso, a Conferência é o espaço onde será possível avaliar a execução das metas do Plano Nacional de Cultura a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, e construir as Metas do Plano Estadual da Cultura.
Delegados e observadores vão debater experiências de elaboração, implementação e monitoramento de Planos Municipais e Setoriais de Cultura e propor estratégias para o reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável, assim como para universalizar o acesso dos brasileiros à produção e à utilização dos bens, serviços e espaços culturais.
Sejam bem vindos e bem vindas à construção da 4 ª Conferência Estadual de Cultura – Promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, valorizando a criação, a divulgação e a preservação da diversidade das expressões e o pluralismo de opiniões.
30 de setembro a 02 de outubro de 2013 | Univates e no centro da cidade de Lajeado |conferencia@sedac.rs.gov.br
Mais informações e programação completa no site: www.cultura.rs.gov.br/conferencia

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Oficinas Literárias serão atrações da Feira do Livro de Nova Petrópolis


Autores convidados para o evento coordenarão atividades gratuitas de literatura

Além dos shows culturais e da vasta oferta de livros, a programação 19ª Feira do Livro de Nova Petrópolis também contará com as Oficinas Literárias. As atividades, comandadas pelos autores Airton Ortiz, Caio Ritter, Christina Dias, Gláucia de Souza, Martina Schneider e Sérgio, serão realizadas no sábado, dia 28 de setembro. 
As oficinas serão realizadas na Biblioteca Pública, Praça das Flores e Escola Padre Werner. Os interessados devem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, pelo telefone (54) 3281 8400. As oficinas de Sérgio Napp, Gláucia de Souza, Martina Schreiner e Airton Ortiz possuem 20 vagas e a oficina de Christina Dias tem 40 vagas.
A 19ª Feira do Livro de Nova Petrópolis será de 26 a 29 de setembro na Praça das Flores e ficará aberta ao público diariamente das 8h às 20h30. O evento é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis. Mais informações na própria Secretaria de Educação, pelo telefone (54) 3281 8400. Confira abaixo a lista completa das oficinas da 19ª edição da Feira do Livro:

Oficineiro: Airton Ortiz
Oficina: Uma Volta ao Mundo em 15 livros
Local: Biblioteca Municipal
Apresentação de um audiovisual com 100 fotos sobre as expedições que deram origens aos livros de Airton Ortiz.

Oficineiro: Christina Dias
Oficina: Texto e imagem - Uma Leitura Completa
Local: Praça das Flores
O trabalho é desenvolvido a partir de leituras de textos e suas respectivas ilustrações para que o livro seja entendido como um objeto único e indivisível. 
Etapas: -apresentação de textos informativos, pedagógicos e literários e levantamento de características; / análise das imagens apresentadas em cada um dos textos e o papel que exercem em cada caso; / ideologia do texto e ideologia das imagens; / elementos para a escolha de um livro; / os recursos visuais a serviço da comunicação; exploração de técnicas de produção textual e visual.

Oficineiro: Gláucia de Souza
Oficina: Tecendo Histórias e Poemas
Local: Biblioteca Municipal
Através de algumas narrativas e alguns poemas feitos pela autora, a oficina pretende refletir sobre o processo de criação literária em prosa e em poesia. Serão comentados assuntos relativos à criação de personagens, à composição de tempo e de espaço, bem como a exploração de elementos próprios do poema. Tais aspectos serão abordados a partir da experiência de criação da autora e de suas vivências em diferentes projetos de leitura desenvolvidos em escolas a partir de sua obra.

Oficineiro: Martina Schreiner
Oficina: Como Trabalhar Imagens e Textos de Livros Infantis em Sala de Aula
Local: Colégio Padre Werner
A interação entra as duas linguagens, verbal e visual, formam uma leitura mais abrangente, completa a ampla. Serão trabalhadas as diversas abordagens que o texto e as imagens da obra de Martina Schreiner permitem, além de técnicas, estilos, composição e formas de utilização em sala de aula. 

Oficineiro: Sergio Napp
Oficina: Da Arte da Palavra ao Prazer da Leitura
Local: Biblioteca Municipal
A palavra, a escrita, a leitura. Por meio de suas próprias experiências, analisar a tríade palavra/escrita/leitura, como a mola propulsora no desenvolvimento da formação de leitores. Por meio de textos e reflexões sobre o assunto se busca o envolvimento do leitor e sua definição como um ser pensante e atuante diante de colegas, alunos e família. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

#TáNoKit da Semana

#TáNoKit da Semana

Essa semana o #TáNoKit trás a revista Vox.

Uma revista recheada de cultura e conhecimento e que fala de vários assuntos, de gastronomia a literatura. Produzida pelo IEL (Instituto Estadual do Livro) a revista, além de contar com ótimos artigos escritos por jornalistas e escritores, também é cheia de poemas e prosas para você ler.



O kit com o exemplar da revista Vox, já pode ser retirado conosco aqui do SEBP, por todas as bibliotecas públicas e comunitárias devidamente cadastradas conosco. 

Livro sobre símbolos oficiais do RS é lançado no galpão FIGTF

O poeta e escritor Gilberto Carvalho lança nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 19h, no galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), no Parque da Harmonia, o livro “Símbolos oficiais do Estado do Rio Grande do Sul – Hino, bandeira e brasão”. A obra é uma edição comemorativa aos 175 anos da primeira edição do Hino Rio-Grandense.
Símbolos oficiais do Estado do Rio Grande do Sul apresenta conteúdo  histórico, áudios, partituras, ilustrações, Lei Estadual, fatos  e  vultos ligados  aos símbolos oficias do Estado do Rio Grande do Sul . Acompanha o livro, um CD com  18 versões gravadas em áudio do Hino Rio-grandense, possibilitando utilização variada: OSPA, Coral UFRGS, Banda  Marcial Brigada Militar Estado, Coral Unisinos, Maestro H. Hoffmann, Os Posteiros, Nelcy Vargas, Wilson Paim, Fatima Gimenez, Gelson Oliveira, Luiz Carlos Borges, Mauricio Marques, Pedrinho Figueiredo, Renato Borghetti, Beto Caetano, entre outros.
A tiragem de três mil exemplares será distribuída gratuitamente às escolas e entidades culturais. A iniciativa tem o apoio da Assembleia Legislativa, FIGTF, Prefeituras de Alegrete, Caçapava do Sul e Piratini. Patrocínio do Banco Bradeco, através da Lei Rouanet.
Serviço
O que – Lançamento do livro “Símbolos oficiais do RS”
Autor – Gilberto Carvalho
Data – 18 de setembro – quarta-feira
Horário – 19h
Local – Galpão FIGTF, no Parque da Harmonia

Fonte: Cultura RS

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BLM sedia lançamento de livro infantil


“Rambo, um Peixe no Fandango” (Manas Editora) é o livro de Cláudia de Villar com capa e ilustrações de Rafael Severo Guimarães, com prefácio assinado por Desirée perrone Benes, que terá lançamento na Biblioteca Lucília Minssen. O evento ocorrerá no dia 18 de setembro (quarta-feira), às 18h30min, na instituição localizada no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
“(…) A amizade é uma estrada muito sensível e de mão dupla. Se uma fica congestionada, se há algum “acidente” numa mão, a outra não consegue seguir em frente sozinha, vai ficando parada… (…)”. Até onde podemos agir em nome de uma amizade? A amizade verdadeira existe ou é apenas um sonho? Você tem amigos verdadeiros? Você se considera amigo de alguém?  Para você, o que significa ser feliz? Assim é a obra cuja narrativa é marcada pela fantasia e pela busca do verdadeiro significado da amizade, percorrendo os caminhos dos sonhos e do desejo de ser feliz.
Serviço:
Data: 18 de setembro de 2013 (quarta-feira).
Hora: 18h30min.
Local: Hall da Biblioteca Lucilia Minssen – 5º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Entrada franca

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS


Convidamos para participarem da seleção para os painéis do VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS, que se realizará no período de 4 a 6 de dezembro de 2013, no Memorial da América Latina, cidade de São Paulo.
Os temas dessa edição são:
·        Acessibilidade;
·        Bibliotecas como espaços além da leitura;
·        Iniciativas para o público jovem;
·        Interação entre bibliotecas e escolas;
·        Leitura nas diversas mídias;
·        Novos serviços para públicos específicos;
·        Soluções inovadoras e criativas para ambientes em bibliotecas;
·        Sustentabilidade.
Se você desenvolve alguma atividade / projeto na biblioteca e gostaria de compartilhar, envie um resumo para o e-mail bibliotecaseleitura@sp.gov.br, contendo:
1)        Nome da experiência / Projeto / Programa
2)        Nomes dos envolvidos
3)        Nomes das instituições
4)        Contatos: e-mails e telefones
5)        Resumo da ação com até 300 palavras
Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 6 de outubro p.f., impreterivelmente, para análise e seleção. As apresentações selecionadas serão divulgadas no blog da Unidade de Bibliotecas e Leitura e no site do evento.
Participem!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Biblioteca Lucília Minssen agenda escolas para hora do conto, contação de histórias e visita guiada



No mês em que é celebrada a Revolução Farroupilha, a Biblioteca Lucília Minssen (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) promove a mostra bibliográfica que destaca a obra “Os Farrapos” de Carlos Urbim e ” Tchezito e as Lendas Gaúchas”, de Paulo Roberto Ferrarri e Wilson Tubino, de 5 a 30 de setembro, com visitação nas segundas-feiras, das 14h às 21h; de terças a sextas, das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h. A instituição recebe agendamento de escolas, para acolher grupos infantis em suas atividades: contação de histórias, hora do conto e visita guiada, sendo uma delas com entrada franca para instituições públicas. Informações e reservas, pelo telefone 3225-7089.

O INCRÍVEL PODER DO IMAGINÁRIO! LILI INVENTA O MUNDO
Contação de histórias e visita guiada com a arte-educadora, contadora de histórias e mediadora de leitura Leonor Pereira.
Publico-alvo: crianças de 04 a 08 anos
Período: 03 a 26 de setembro de 2013.
Dias: Terças e quintas-feiras.
Hora: das 9h30min às 11h30min ou das 14h às 16h.
Valor: R$ 10,00.
Sinopse: Lili, personagem central desta história, vem a ser uma amiga imaginária do escritor Mario Quintana. Muito ‘serelepe’,a menina de 8 anos de idade tinha por hábito usar vestido azul e sapatos vermelhos. Nessa contação de histórias, pelo mundo inventivo da protagonista, as crianças irão se surpreender com a forma como ela vai encontrando e abrindo muitas portas num imenso corredor, com cenários e personagens inusitados. Assim, elas terão possibilidades de construir diversos universos, tendo como referências o observar, pensar e criar outros mundos, como os de Lili. Um convite ao sonho e a fantasia!

LENDAS BRASILEIRAS
Hora do conto com apresentação de Maria Helena Ramalho .
Sinopse: Lili fica deslumbrada com os personagens do imaginário popular apresentados por sua avó, que ao procurar coisas perdidas invoca o “Negrinho do Pastoreio”. Curiosa, a menina quer saber quem é este personagem, então vovó lhe apresenta este e outros mais do nosso imaginário popular, o mundo fantástico das nossas lendas.
Publico-alvo: crianças de 04 a 08 anos.
Período: 4 a 25 de setembro de 2013.
Dias: Quartas-feiras.
Hora: das 14h30min às 16h.
Valor: Entrada franca para escolas publicas e R$ 5,00 para escolas particulares.

NEGRINHO DO PASTOREIO
Hora do conto com apresentação e adaptação do Grupo O Nariz Postiço.
Período: 5 a 26 de setembro de 2013.
Dias: Quintas-feiras.
Hora: 15h
Valor: R$ 5,00 por criança, mediante agendamento.

Historia a partir da obra “Negrinho do Pastoreio,” de Carlos Urbim, que veio resgatar para o publico juvenil uma das histórias mais tradicionais do folclore gaúcho, baseada no texto clássico de Simões Lopes Neto, lenda regional que se passa no pampa gaúcho. A trama será apresentada de forma lúdica, com imagens e fantoches, para mostrar às crianças a riqueza, emoção e a graça que existem no folclore da nossa terra, como fonte de encantamento e de poesia.

‘ADIVINHA QUANTO TE AMO’ E ‘QUE LUGAR É ESTE?’
Hora do conto adaptada e contada por Junior Rodrigues.
Publico-alvo: crianças de 02 a 08 anos
Período: 6 a 27 de setembro de 2013.
Dias: Sextas-feiras.
Hora: das 14h30min às 16h.
Ingressos: R$ 5,00, com agendamento para turmas de escolas, pelo telefone 3225-7089.


Fonte: Cultura RS

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conheça o projeto Daisy

O livro digital acessível no formato Daisy é uma solução fundamental para ampliar o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura por parte daqueles que apresentam algum tipo de limitação à leitura, como idosos, disléxicos e pessoas com deficiência.

Disponibilizado em CD, permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa de forma rápida e estruturada. O leitor pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir simultaneamente em voz sintetizada. O livro Daisy é editado com notas de rodapé opcionais, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras. A Fundação Dorina disponibiliza gratuitamente livros nesse formato para as pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

O formato Daisy, adotado recentemente também pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático, é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.

Conheça alguns títulos aqui

Dorina Daisy Reader

O Dorina Daisy Reader - DDReader é um aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Foi desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos para integração total com os arquivos nesse formato, produzidos em qualquer parte do mundo. Possui versões em português, inglês e espanhol.




IEL lança dois títulos digitais e nova edição da VOX


Na próxima quinta-feira (05), a partir das 19h, no Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318), ocorrerá o evento de lançamento dos livros digitais “Prosa na estrada – Volume I” e “Sabor que conta” e da nova edição da revista VOX, com o tema “fartura e escassez na ficção”.
Os livros digitais estarão disponíveis gratuitamente para download no local e por meio do website do IEL. A revista VOX nº 5 será distribuída no IEL e em pontos de cultura e também será publicada em formato digital.
As obras
Prosa na Estrada 

O e-book “Prosa na estrada – Volume I”, disponibilizado em formato PDF, reúne os textos selecionados na primeira edição do projeto Prosa na Estrada, que distribui textos de autores gaúchos e residentes no estado em ônibus das linhas intermunicipais. Além de autores escolhidos por concurso, o projeto incluiu textos de seis escritores consagrados já falecidos (Caio Fernando Abreu, Carlos Carvalho, Cyro Martins, João Simões Lopes Neto, Moacyr Scliar e Vera Karam).
Autores selecionados no concurso com textos publicados neste volume: Alcir Nicolau Pereira; Cássio Lamas Pires; Cleo de Oliveira; Elroucian Motta; Flávio Torres; Francisco Laranja; Gilmar Delvan; Isabel Fava Eich; Ítalo Ogliari; Ivanise Mantovani; José Eduardo Degrazia; José Ricardo Eich; Leonardo Brasiliense; Luís Dill; Márcia do Canto; Maria Luiza Forneck; Nilva Ferraro; Olavo Amaral; Regina Porto; Reginaldo Pujol Filho; Rosangela Mariano; Sidnei Schneider; Walmor Santos.
Sabor que conta

“Sabor que conta” é uma coletânea, com organização de Laís Chaffe, de poemas e trechos literários sobre comer, beber, viver. Serão lançadas duas versões da obra: uma em formato PDF e outra como audiolivro, em formato DAISY, produzida em parceria com a Mil Palavras Acessibilidade Cultural, nas vozes de Letícia Schwartz e Gabriel Bohrer Schmitt.
O formato DAISY permite a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador, além da reprodução de arquivos de áudio em equipamentos específicos.
A produção de livros em formato Daisy está alinhada ao processo global de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais, físicas ou com algum outro tipo de limitação na leitura, como idosos e disléxicos.
Além desses públicos, todo e qualquer leitor pode usufruir dos livros em circunstâncias em que a leitura se torna incômoda ou mesmo impraticável: nas caminhadas ou na academia, dirigindo ou utilizando o transporte coletivo, realizando tarefas domésticas ou aguardando na fila do banco.
Autores com textos no livro: Adair Philippsen, Alvaro Posselt, Ana Mello, Angelica Freitas, Armindo Trevisan, Caio Riter, Carlos Leser, Celso Gutfreind, Cesar Pereira, Confúcio, Eça de Queirós, Everton Behenck, Fernando Pessoa, Frank Jorge, Haydée S. Hostin Lima, João Angelo Salvadori, John Keats, José Eduardo Degrazia, José Luís Peixoto, José Weis, Lau Siqueira, Lélia Almeida, Leonardo Brasiliense, Luis Fernando Verissimo, Maria Capri, Mário de Andrade, Mario Quintana, Marlon de Almeida, Mauro Paz, Nei Duclós, Oliveira Silveira, Pedro Stiehl, Ricardo Mainieri, Sandra Santos, Sergio Napp, Shakespeare, Susana Vernieri, Walmor Santos.
Revista VOX nº 5
O evento marca ainda o lançamento oficial da nova edição da VOX, revista literária e cultural do Instituto Estadual do Livro, com edição do escritor e jornalista Tailor Diniz. Em sua quinta edição, a revista tem como tema “fartura e escassez na ficção” e discutirá, juntamente com a antologia “Sabor que conta”, diferentes abordagens literárias à temática gastronômica
Colaboradores com textos neste número da VOX: Jane Tutikian, Maria Carpi, Jaime Cimenti, Celso Gutfreind, Rubem Penz, Priscila Pasko, Paulo Bentancur, Jussara Pereira Dutra, Luiz Antonio de Assis Brasil, Luciana Thomé, Marlon de Almeida, Mariana Müller, Sergio Napp, Marcella Mattar, Berenice Sica Lamas, Ronaldo Lucena, Mauro Paz, Wilson Gorj.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PROMOÇÃO #TÁNOKIT

O SEBP recebeu uma doação da Secretaria Estadual de Educação, de 30 livros infantis, com diversos títulos e autores, como Mauricio de Souza e Eva Furnari. E o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas irá doar 10 livros infantis, junto com o kit, para os primeiros 3 municípios que curtirem esse post na nossa página no Facebook.
Então corre lá e curte. Facebook SEBP


Lembrando que essa promoção só é valida para os municípios e bibliotecas públicas devidamente cadastradas com o SEBP e que tenha curtido a página do Facebook.