segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Oficinas Literárias serão atrações da Feira do Livro de Nova Petrópolis


Autores convidados para o evento coordenarão atividades gratuitas de literatura

Além dos shows culturais e da vasta oferta de livros, a programação 19ª Feira do Livro de Nova Petrópolis também contará com as Oficinas Literárias. As atividades, comandadas pelos autores Airton Ortiz, Caio Ritter, Christina Dias, Gláucia de Souza, Martina Schneider e Sérgio, serão realizadas no sábado, dia 28 de setembro. 
As oficinas serão realizadas na Biblioteca Pública, Praça das Flores e Escola Padre Werner. Os interessados devem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, pelo telefone (54) 3281 8400. As oficinas de Sérgio Napp, Gláucia de Souza, Martina Schreiner e Airton Ortiz possuem 20 vagas e a oficina de Christina Dias tem 40 vagas.
A 19ª Feira do Livro de Nova Petrópolis será de 26 a 29 de setembro na Praça das Flores e ficará aberta ao público diariamente das 8h às 20h30. O evento é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis. Mais informações na própria Secretaria de Educação, pelo telefone (54) 3281 8400. Confira abaixo a lista completa das oficinas da 19ª edição da Feira do Livro:

Oficineiro: Airton Ortiz
Oficina: Uma Volta ao Mundo em 15 livros
Local: Biblioteca Municipal
Apresentação de um audiovisual com 100 fotos sobre as expedições que deram origens aos livros de Airton Ortiz.

Oficineiro: Christina Dias
Oficina: Texto e imagem - Uma Leitura Completa
Local: Praça das Flores
O trabalho é desenvolvido a partir de leituras de textos e suas respectivas ilustrações para que o livro seja entendido como um objeto único e indivisível. 
Etapas: -apresentação de textos informativos, pedagógicos e literários e levantamento de características; / análise das imagens apresentadas em cada um dos textos e o papel que exercem em cada caso; / ideologia do texto e ideologia das imagens; / elementos para a escolha de um livro; / os recursos visuais a serviço da comunicação; exploração de técnicas de produção textual e visual.

Oficineiro: Gláucia de Souza
Oficina: Tecendo Histórias e Poemas
Local: Biblioteca Municipal
Através de algumas narrativas e alguns poemas feitos pela autora, a oficina pretende refletir sobre o processo de criação literária em prosa e em poesia. Serão comentados assuntos relativos à criação de personagens, à composição de tempo e de espaço, bem como a exploração de elementos próprios do poema. Tais aspectos serão abordados a partir da experiência de criação da autora e de suas vivências em diferentes projetos de leitura desenvolvidos em escolas a partir de sua obra.

Oficineiro: Martina Schreiner
Oficina: Como Trabalhar Imagens e Textos de Livros Infantis em Sala de Aula
Local: Colégio Padre Werner
A interação entra as duas linguagens, verbal e visual, formam uma leitura mais abrangente, completa a ampla. Serão trabalhadas as diversas abordagens que o texto e as imagens da obra de Martina Schreiner permitem, além de técnicas, estilos, composição e formas de utilização em sala de aula. 

Oficineiro: Sergio Napp
Oficina: Da Arte da Palavra ao Prazer da Leitura
Local: Biblioteca Municipal
A palavra, a escrita, a leitura. Por meio de suas próprias experiências, analisar a tríade palavra/escrita/leitura, como a mola propulsora no desenvolvimento da formação de leitores. Por meio de textos e reflexões sobre o assunto se busca o envolvimento do leitor e sua definição como um ser pensante e atuante diante de colegas, alunos e família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário