sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Biblioteca Municipal de Barra do Quaraí recebe livros da Sedac

No segundo dia de visita às instituições culturais de municípios na Fronteira Oeste, nessa quinta-feira (22), o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, visitou a cidade de Barra do Quaraí, onde foi recebido pelo prefeito Iad Choli.
Assis Brasil entregou um kit de livros para a renovação do acervo da Biblioteca Pública Municipal. As obras são do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) e as edições do Instituto Estadual do Livro ( IEL) desde 2011. “A biblioteca é a alma de uma comunidade, e quanto melhor a biblioteca melhores serão seus cidadãos”, afirmou o secretário. A comunidade retribuiu com a apresentação da Invernada Mirim do Projeto Social da Brigada Militar.


Mensalmente o SEBP separa kits semelhantes que podem ser retirados pelas bibliotecas públicas municipais na Av.Borges de Medeiros 1501, 19º andar.
Encontro com a comunidade
O município mais distante de Porto Alegre, Barra do Quaraí é um dos extremos do Rio Grande do Sul (o outro é o Chuí), está a 717 km da capital. Com quatro mil habitantes a cidade tem fronteira fluvial com a Argentina, pelo rio Uruguai, e com o Uruguai, pelo rio Quaraí, onde há a ponte internacional que liga os dois países e já possibilitou uma forte atividade comercial, mas hoje a economia do município se baseia na agropecuária.
Assis Brasil participou também de uma audiência pública com a comunidade cultural, vereadores e professores de Barra do Quaraí. O encontro teve a participação especial do diretor da Casa de Cultura de Bella Unión (UY), Beto Moraes.
 O prefeito Iad Choli apresentou as potencialidades culturais da região e definiu o dia como histórico, pois desde sua emancipação em 1995, é a primeira vez que o município recebe um secretário de estado da cultura. “Aqui fazemos uma verdadeira integração internacional e o ponto desta integração é a cultura”, disse.
O titular da pasta da cultura destacou a relevância geopolítica e geocultural da cidade. “Barra do Quaraí ocupa um espaço singular na cultura brasileira recebendo e gerando influências. É um exemplo de convivência internacional e do que os brasileiros podem fazer junto com seus vizinhos”, completou Assis Brasil.

Projetos de resgate histórico
Entidades públicas e privadas que cuidam da valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade entregaram ao secretário um dossiê com o diagnóstico e projeto para a recuperação do prédio da antiga estação férrea, onde o sonho da comunidade é construir um Museu Municipal. A ferrovia foi responsável pelo apogeu econômico de Barra do Quaraí na época do charque.
O município possui amplo acervo, inclusive arqueológico, em residências e empresas privadas. Uma dessas pessoas é o escritor e comerciante João Albino da Rosa, que mostra orgulhoso sua coleção e os livros de onde saem as histórias que ele conta para os estudantes da rede pública de Barra do Quaraí.
O secretário colocou à disposição os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) para o diagnóstico arquitetônico do antigo prédio e o Sistema Estadual de Museus para ajudar no projeto do acervo municipal. Assis Brasil   chamou a atenção para os editais do Fundo de Apoio à Cultura que serão publicados dia 27 de agosto e aos quais a prefeitura pode habilitar alguns dos projetos.



Integração
O diretor da Casa de Cultura de Bella Unión (UY), Beto Moraes, abordou a necessidade de reafirmar o conceito de fronteira trinacional e de diversidade cultural que une Brasil, Uruguai e Argentina na região. Moraes citou ainda os trabalhos literários produzidos em “portunhol” para que a língua do povo da fronteira seja tratada como uma forma de linguagem. O secretário Assis Brasil disse que já vem conversando com acadêmicos dos dois países sobre o assunto e que “o portunhol já começa a ser um objeto de cultura e de reflexão acadêmica”.

Apresentação cênica em Alegrete

Terceira Capital Farroupilha receberá evento dia 08 de setembro
À tarde o secretário conheceu o Centro Cultural de Alegrete, onde será realizada a apresentação cênica “De Seival a Porongos”, no dia 08 de setembro, às 14h. Com o prefeito Erasmo Guterres Silva, acertou os últimos detalhes para o evento que é a última etapa do projeto de valorização das capitais Farroupilhas iniciado em 2011 em Piratini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário