segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Bibliotecas pelo Mundo!

Para você que acompanha o blog do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, essa semana lançamos mais uma publicação semanal, o "Bibliotecas pelo Mundo!". Mostrando bibliotecas antigas, e famosas por todo o globo.

E a primeira biblioteca que o SEBP mostra para vocês, é a Biblioteca de George Peabody.

A Biblioteca George Peabody, da cidade de Baltimore, Maryland - EUA, data da fundação do Instituto Peabody, em 1857. Nesse ano, George Peabody, um filantropo nascido em Massachusetts, dedicou o Instituto Peabody para os cidadãos de Baltimore como agradecimento a sua gentileza e hospitalidade.

O Instituto Peabody é composto por uma biblioteca pública, um auditório para palestras, um conservatório de música e uma coleção de arte. O Instituto é hoje uma divisão da The Johns Hopkins University.



O edifício da Biblioteca, que foi inaugurado em 1878, é reconhecido pela sua impressionante arquitetura interior. A Sala Stack Peabody contém cinco camadas de rochas ornamentais em ferro fundido e varandas que se elevam de forma dramática para a clarabóia, à 18,6m acima do piso.

A biblioteca é composta por uma coleção de referência contendo mais de 300.000 títulos, a maioria dos quais datam do período entre os séculos XVIII e XX. Entre as áreas mais importantes estão as coleções de arte, arqueologia e arquitetura britânica, história britânica e americana, biografia, literatura inglesa e americana, línguas românicas e da literatura, clássicos gregos e latinos, história da ciência, geografia, além de livros sobre exploração e viagens, incluindo uma grande mapoteca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário