terça-feira, 30 de julho de 2013

Secretário visita bibliotecas contempladas no edital de modernização

Nessa sexta-feira (26) o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, visitou as bibliotecas públicas municipais da região por onde passou a Caravana da Interiorização. Assis Brasil esteve nos municípios de Pouso Novo, Santa Bárbara do Sul e Vitória das Missões.

As bibliotecas públicas desses três municípios foram contempladas pelos editais de modernização lançados pelo governo do estado em 2011 e 2012. Em Pouso Novo o titular da Cultura foi recebido pelo prefeito Luiz Buttini e pela secretária de Educação e Cultura, Isadora Pretto. A biblioteca da cidade recebeu R$ 20 mil pelo edital de 2011 com os quais instalou um setor de informática, trocou o mobiliário e aumentou o acervo.
A biblioteca Municipal de Santa Bárbara do Sul também já está modernizada. A coordenadora da biblioteca e do Museu, Gertrudes Fache, informou ao secretário estadual que a instituição possui agora um acervo de oito mil títulos. O prefeito Luiz Artur Rosa destacou o trabalho de incentivo à leitura desenvolvido para  a terceira idade. Assis Brasil visitou ainda o Museu Histórico da cidade. “Estou muito satisfeito em ver a boa utilização dos recursos públicos, em um trabalho competente e que tem todas as condições de ser contemplado em novos editais”, disse. Santa Bárbara do Sul também foi contemplado com recursos da Consulta Popular de 2012 para o setor da cultura.
Inovando pela cultura
Vitória das Missões é outro município cuja biblioteca pública foi selecionada no edital de modernização. O município tem, este ano,  a  sua primeira secretária de Cultura, Eberenice Maciel, que também é responsável pelo Esporte e Turismo. Localizada no Centro Municipal de Cultura, a biblioteca Mario Quintana foi selecionada no edital de 2012 e em breve receberá os R$ 20 mil para modernizar e informatizar o espaço.
Assis Brasil ficou entusiasmado com o trabalho cultural desenvolvido no município. “Importante citarmos a relevância da cultura na formação e desenvolvimento do indivíduo, e isto vai derivar no progresso coletivo. Uma das melhores maneiras de se realizar isto é pela leitura”. O secretário apresentou ainda os novos editais do Fundo de Apoio à Cultura, que serão publicados dia 08 de agosto e ressaltou a importância dos municípios desenvolverem seus Conselhos, Planos e Fundos municipais de Cultura.
O prefeito Cezar Coletto agradeceu a visita do primeiro secretário de Estado da cultura a conhecer o município e falou sobre o trabalho desenvolvido no setor. “A cultura faz parte do desenvolvimento da comunidade e por isto temos a obrigação de melhorar a cultura no município”, disse o prefeito.
No inicio da noite o secretário Assis Brasil encerrou as visitas conhecendo as ruínas de São João Batista, uma das reduções dos Sete Povos das Missões e no inicio da noite voltou a integrar a Caravana da Interiorização de Governo em Santo Ângelo.






























Fonte: http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2013/07/secretario-visita-bibliotecas-contempladas-no-edital-de-modernizacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário