sexta-feira, 19 de julho de 2013

Celebre o dia do Futebol, lendo um livro. #DicaSEBP


Parece heresia dizer que o dia do futebol não é nenhum dos domingos que você dedica ao seu clube do coração. Mas aqui no Brasil, o dia do futebol é comemorado hoje, 19 de julho.
A data foi estabelecida em 1976 pela então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora à atual CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande. É o mais antigo clube em atividade do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900, no mesmo dia que foi inaugurada a primeira linha de metrô de Paris.
Fundado pelo alemão Johannes Minnemann após conhecer o esporte na Europa, o Rio Grande começou com 21 jovens esportistas, a maioria de origem europeia. Ainda sem adversários na cidade, os jogos eram disputados entre o Quadro B e o Quadro A, formado pelos próprios sócios do clube. Os jogos eram realizados na cidade marítima, onde aconteciam as Oficinas da Viação Férrea até 1904, quando o clube adquiriu seu campo no Boulevard Buarque de Macedo.
As honras máximas do clube gaúcho aconteceram na primeira metade do século passado. Em setembro de 1922 conquistou a Taça Centenário da Independência, instituída pelo Governo do Estado. Além do Rio Grande, disputaram a Taça os clubes Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Rui Barbosa e o Fussball Club Porto Alegre.
Em 1936, sagrou-se campeão gaúcho ao vencer o Internacional por 3 x 2 e 2 x 0, em sua primeira participação no estadual. Com ótimas campanhas, ainda seria vice em 1941 e 1951. Hoje está na segunda divisão gaúcha.
No museu do clube, aberto a visitação, um pouco da história do esporte mais popular do país: 3700 registros de jornais; 1700 documentos históricos; 1230 fotos; 270 taças e troféus; 51 fitas de vídeo; 48 placas; 4 bolas; 15 medalhas; 47 flâmulas e 24 diplomas.

Para celebrar o dia do Futebol, o SEBP/RS separou uma lista de livros que você pode ler no fim de semana, no qual assunto principal é a nossa paixão nacional. São eles:

Livro: Bebeto: O Canhão da Serra
Autor: Lucas Scherer

Livro: Barbosa: Um Gol faz 50 anos
Autor: Roberto Muylaert
Livro: Heróis de Cimento: O Torcedor e suas emoções
Autor: Hilton Mattos
Livro: Estrela Solitária: Um Brasileiro chamado Garrincha
Autor: Ruy Castro

Livro: Cartão Vermelho
Autor: Edilson Pereira de Carvalho
Livro: Charles Miller: O Pai do futebol brasileiro.
Autor: John Robert Mills
Já fica a #DicaSEBP da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário