terça-feira, 18 de junho de 2013

Livrarias criam clubes de leitores para debater títulos específicos em encontros mensais



Atividade quase sempre individual, a leitura pode motivar encontros e multiplicar as ideias inspiradas por cada título.

Cada vez mais comuns, os clubes de leitores reúnem interessados em discutir obras e autores com os quais já tenham alguma intimidade e também em desvendar novidades.

Duas livrarias de Porto Alegre organizaram seus grupos recentemente, abertos ao público. Em maio, a Sapere Aude! Livros, na Cidade Baixa, recebeu 18 participantes, apesar do frio e da chuva, interessados em conversar sobre O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald. Neste mês,Max e os Felinos, de Moacyr Scliar, e As Aventuras de Pi, de Yann Martel, foram os escolhidos.

Durante 1h30min, em uma noite de quarta-feira, falou-se das semelhanças entre os enredos e das suspeitas de plágio que rondaram o autor canadense à época do lançamento. Detalhes das histórias e da composição dos personagens também permitiram que os presentes, ao redor de uma mesa com chá, balas e biscoitos, falassem de nazismo, fascismo e guerra, além de traços da personalidade dos protagonistas.

— A ideia é os frequentadores lerem essas obras, mas também trazerem mais conhecimento sobre outros autores. Nosso desejo é que as pessoas levem essa experiência para casa — comenta o mediador Robertson Frizero, 43 anos, professor de literatura e escritor.

Stela Maris Gomes, 65 anos, professora de português e literatura, compareceu nas duas edições, atraída por uma nota em um jornal. Buscava uma nova forma de se relacionar com os livros depois da aposentadoria.

— Trabalhei muito com crianças e conheci muitos livros infantis. Tinha vontade, como adulta, de sair do âmbito professoral. Achei excelente — conta Stela.

Na Saraiva Megastore do Praia de Belas Shopping, o foco é a coleção pocket com selo próprio. Escritores nacionais e estrangeiros devem se alternar nos encontros mensais, aos sábados pela manhã. Depois de O Ovo Apunhalado, de Caio Fernando Abreu, Emma, de Jane Austen, foi o título selecionado para o último final de semana. Confira, ao lado, as datas e os temas das próximas reuniões dos dois clubes.

Organize o seu:

> Não se preocupe em planejar uma pauta para o encontro. Cada livro é capaz de sugerir diversos assuntos para o debate.

> Escolha um lugar que permita que os participantes se concentrem e conversem.

> A ausência de um especialista na área da literatura não deve ser motivo para abandonar a ideia de montar um clube. A primeira aproximação com a obra, comenta o professor Robertson Frizero, é pela emoção. Os participantes darão início à conversa contando se gostaram ou não da leitura.

> É preciso ter regularidade. O grupo deve estabelecer um calendário e fazer o possível para cumpri-lo. Se é difícil manter reuniões mensais, considere promovê-las de dois em dois meses.

> Pense nos primeiros títulos e adapte a programação conforme as sugestões que surgirem no grupo.

Os próximos encontros:

Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros

> Dia 17 de julho, a partir das 19h30min, na Sapere Aude! Livros (Rua Lopo Gonçalves, 33). Leituras: Inferno, de Dante Alighieri, e Inferno, de Dan Brown. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail info@sapereaudelivros.com.br.

Clube do Livro Saraiva

> Dia 20 de julho, às 10h30min, na Saraiva Megastore do Praia de Belas Shopping (Avenida Praia de Belas, 1.181, 2º andar). Leitura: Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe. Não é preciso fazer inscrição.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário