segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO DE MAIO BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSSEN


Programação de MAIO – MÊS DO BRINCAR

Programação Dia Internacional do  Brincar - 28 de maio

             Para comemorar o DIA DO BRINCAR, a Biblioteca Lucilia Minssen programou uma intensa programação durante todo o dia 28 de maio. Pela manhã e à tarde, haverá uma programação dedicada às crianças, contando com a participação da Cia Passa Lá que apresentara “Brincadeiras e Fuzarcas”  e uma  mini Oficina com Gaby Benedict da Oficina Sapato Florido/CCMQ. Para fechar o dia, a Biblioteca convidou o Bando de Brincantes (Coletivo de Arte que foi destaque no Dia do Brincar da FACED/UFRGS no ano passado) para realizar uma noite especial, contando com atividades que envolverão adultos e crianças: bate-papo, brincadeiras, , performance acrobática, coquetel de abertura de exposição e lançamento do programa RATAPLÁ BOM POM, primeira realização da TV Bando, a qual pretende realizar um trabalho artístico e pedagógico que não subestime a criança, mas que dialogue com a universo infantil de acordo com sua lente lúdica que revela o mundo.
Programação:
Manhã: 9h : Abertura festiva com  TATARINETE - Boneco Gigante que irá  recepcionar as crianças na Travessa dos Cataventos. Seguindo a Visita guiada a Brinquedoteca e Vitrine do Brinquedo na Biblioteca Lucilia Minsen.
9h30- Mini Oficina de construção de brinquedos com Gaby Benedyct.
Local: Oficina de Arte Sapato Florido
10h- Espetáculo  Brincadeiras e Fuzarcas com Cia Passa lá
Local: Sala Lili Inventa o Mundo
Tarde:14h : TATARINETE /Boneco Gigante irá  recepcionar as crianças na Travessa dos Cataventos. Seguindo a Visita guiada a Brinquedoteca e Vitrine do Brinquedo na Biblioteca Lucilia Minsen.
14h30h – Mini Oficina de construção de brinquedos com Gaby Benedyct
Local: Oficina de Arte Sapato Florido
15h30- Brincadeiras e Fuzarcas  com Cia Passa lá.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo
Noite: 19h30- Palestra: O universo lúdico de pais, filhos e educadores. 
Bate-papo com Viviane Juguero.
Release : Qual a importância do envolvimento do adulto nas atividades lúdicas, seja na realização de uma brincadeira, seja na apreciação de um espetáculo de teatro ou na leitura de um livro? Qual o papel do adulto enquanto mediador? Como proteger sem manipular? Qual a importância da brincadeira na vida do adulto e do adolescente? Que relação à falta de um rico universo lúdico pode ter com desvios de conduta na adolescência? A partir dessas considerações, serão abordadas as diferentes manifestações do lúdico na vida humana e sua fundamental importância no desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico, da autonomia e na vida de pessoas felizes hoje e amanhã.
Para comemorar o Dia do Brincar, o Bando preparou uma comemoração onde pais e filhos possam estar curtindo o evento de forma adequada às suas faixas etárias. Assim, em um primeiro momento as crianças poderão brincar na brinquedoteca junto com o pessoal da Cia Lúdica, enquanto os pais participam de um bate-papo com Viviane Juguero. Ao final da conversa, um momento de brincadeira com os pais e os filhos .

21h- Abertura Exposição  Trajetória e Trabalhos do  Bando de Brincantes.
Acervo de fotos, máscaras, ilustrações, bonecos, banners de espetáculos e materiais confeccionados por crianças em atividades sobre o Bando de Brincantes.
Montagem e organização de Gaby Benedict / Oficina Sapato Florido da CCMQ.
Performances  acrobática com os brincantes Éder Rosa, Viviane Juguero, Anderson Rosa, Wagner Madeira e Diego Neimar. Na ocasião será lançado o programa de TV do Bando, Rataplá Bom Pom, uma nova realização do Bando de Brincantes em parceria com a Bactéria Filmes.
Coquetel de confraternização oferecido pelo  Kilombo da Arte.

Será  um dia todo de programação dedicadas as crianças e palestra aos professores, pais, tios, avós tudo com entrada franca.
Haverá agendamento pelo fone: 32257089 para  Escolas e ONGS que queiram participar das atividades.

Programação paralela: Programa QUEM QUER BRINCAR? da Faculdade de Educação da UFRGS que realizará o 2º BRINCA FACED. A ideia é que os dois eventos ampliem as comemorações, dando ainda mais força para a importância da data. Confira a programação  no link www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar/
                  

Lançamento livro: A Didática do Amor, 3º volume,  de  Dinah da Silva Santos
Dinah Santos é professora e compositora. Cursou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música, Artes Plásticas com Especialização em Ciência da Educação  na Faculdade de Educação da UFRGS. Pós-Graduação em Educação Musical, no Tokyo Gakugei University do Japão. Exerceu cargos de Diretora da Escolinha de Educação Artistica Sakura e de secretária na Associação Sul-Brasileira de Musicoterapia. Há mais de trinta anos vem criando projetos pedagógico-musicais. Atualmente desempenha a função de professora de Educação Musical na rede publica municipal de POA.
Sinopse: A obra, A Didática do Amor é o resultado do nosso trabalho pedagógico-musical inspirado na metodologia Suzuki. Dois princípios norteiam nossa ação pedagógica: amor pelo que fazemos e amor por quem educamos. As histórias ressaltam o relevante papel da música na educação dos sentimentos e na valorização da vida dos nossos educandos. As composições musicais transmitem valores positivos que contribuem para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano.
A interatividade da música com a literatura a e as artes plásticas facilitou o processo de ensino-aprendizagem e enriqueceu nosso trabalho na sala de aula.No terceiro volume, apresentamos o material didático que criamos, especialmente, para nossos educandos.
Data: 08 de maio das 15 às 18h
Local: Hall da Biblioteca Lucilia Minssen




Hora do Conto: Historias e Brincadeiras com Emília.
Ministrante: Leonor Pereira, arte-educadora,  contadora de historia, mediadora de Literatura e visitação na CCMQ.
Proposta:  A atividade  é voltada para crianças de séries iniciais com objetivo de desenvolver atividades criativas e lúdicas através da Literatura Infantil com as historias de Monteiro Lobato. A personagem Emília fará a recepção e o acolhimento  na travessa dos Cataventos no  térreo da CCMQ  .
Programação/Atividades:
Manhã: Recepção da Emília na Travessa dos Cataventos, Contação de historias e atividade artística na Sala da Brinquedoteca.
Tarde: Recepção da Emília na Travessa dos Cataventos para visita guiada pela Casa de Cultura, encerrando com Contação de história na Sala da Brinquedoteca.
Período: mês de maio nas terças feiras.
Inscrições: R$ 10,00 por aluno.  Agendamento de escolas  pelo fone: 32257089


Teatro infantil: Teatro do macaquinho
Apresentação Cia Teatral Filhinhos da Mamãe
Release: Era uma vez... um macaquinho muito bagunceiro e brincalhão, que adora brincar com seus  amigos da floresta, um dia o lobo mau cara de pau surge e a bruxa Gisele Bicho  para terror dos pobres e indefesos bichinhos! Mas eis que o rei Leão surge, para trazer uma mensagem importante: ser grande é saber respeitar o espaço do pequeno, porque não podemos ser amigos e brincarmos todos juntos!
Período: 03 a 26 de maio, sábados e domingos às 16h. Ingresso: 10,00 .
Nas sextas-feiras espetáculo  com agendamento para turma de escolas.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo/ Casa de Cultura Mário Quintana – 5° andar

Teatro infantil: Brincadeiras e Fuzarcas: teatro de objetos,  mímica, mágicas e muito mais.
Apresentação da Cia. Teatral PASSA LÁ! João Vasconcellos e Luiz Fernando Moojen.
PASSA LÁ TEATRO DE BONECOS apresenta Brincadeiras, um teatro de animação e diversão. O espetáculo remete ao espectador uma viagem ao mundo mágico da criança. É um espetáculo de muitas surpresas e para um público que não tem medo de ser feliz. Bonecos feitos de material reciclável contam histórias muito divertidas com um grande teor poético e de reflexão sobre a importância da sustentabilidade de nosso planeta. Trata – se, portanto, de uma apresentação cênica onde os atores interagem de forma divertida com o público, apresentando muitas surpresas, através da arte dos bonecos, mágica, mímica e da música ao vivo.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo.
Data: 07,14,21,28 de maio , sessão às 15h.  Com agendamento de escolas.        Ingresso: R$ 10,00 por aluno.


Atividades na Brinquedoteca Pé de Pilão.
Hora do Conto: Adivinha quanto te amo.
Período: nas quartas-feiras das 14h30 às 16h
Adaptação da historia de Sam Mcbratney contada por Junior Rodrigues.
Release: Às vezes, quando se ama alguém muito, mas muito mesmo, fica o desejo de achar um jeito de mostrar quanto esse sentimento é grande. Nesta fábula, o Coelhinho e o Coelho Pai vão acabar descobrindo, que o amor não é uma coisa assim tão fácil de medir...
Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na BLM
Entrada franca para escolas publicas mediante agendamento prévio pelo fone: 32257089.


CURSOS E OFICINAS

Oficina: Jogos Circenses para educadores
Ministrantes: Éder Rosa e Anderson Rosa
Coordenação geral: Viviane Juguero.
Release: No módulo de maio, em comemoração ao Mês do Brincar, além da prática de acrobacias, a oficina vai contar com vivências de técnicas de palhaço, malabaris, tecido aéreo e pernas-de-pau. Os  alunos poderão experienciar  diferentes movimentos acrobáticos solo, em dupla e em grupo. Dessa forma, pretende-se aprimorar o desenvolvimento da motricidade, ampliar o condicionamento físico e a consciência corporal, trabalhando a expressividade e a relação de cumplicidade e confiança com o grupo, em momentos que propiciam a compreensão de que o prazer e a criatividade podem estar aliados à disciplina e à organização.
As oficinas circenses instigam o lúdico e provocam o desenvolvimento das capacidades criativas.
A oficina possibilita que os educadores redescubram as potencialidades de seus corpos, identifiquem novas potencialidades e suas limitações. Dessa forma, muito confiantes ao perceber que podem superar seus limites independente de suas idades ou forma física atual. Essa percepção ocasiona que os professores enfrentem com mais criatividade e flexibilidade os desafios diários da sala de aula.
 *Investimento: R$80,00
Período: 08, 15, 22 e 29 de maio nas Quartas-feiras das 9h30min às 11h30min.
Local: Casa de Cultura Mário Quintana / Sala A2B2 e Sala Lili Inventa o Mundo.


Projeto Café com Livros  :  LEITURA, LITERATURA E DESENVOLVIMENTO: da ludicidade à responsabilidade social. É um Projeto de formação continuada, onde serão realizados oficinas e encontros mensais .
Maio: A educação do olhar: do desenvolvimento gráfico á leitura de imagens.
Ministrantes: Elton Manganelli, professor , arte-educador.
Data:  23 de maio : Turma A: 8.30 as 11h30 ; Turma B: 14h as 16h30.
Público-alvo: bibliotecários, agentes em bibliotecas, contadores de histórias, professores, agentes culturais, mediadores.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
Investimento: RS 30,00
Realização: LM Cultural Eventos.
Reservas e inscrições na Biblioteca Lucilia Minssen, fone: 51- 32257089 ou e-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com


Standup: IMPRÓPRIOS: Cenas Improvisadas
Com Iuri Lin, Matheus Fonseca e Matheus Furtado.
Release:  Impróprios é o espetáculo onde os atores improvisam cenas com temas sugeridos pelo público, o espetáculo é dividido em vários temas: Frases do chapéu, musical, troca, abecedário... diversão garantida com os atores testando sua capacidade de improvisar na hora o que o público decide, atuando, cantando ou apenas fazendo rir: qual será o tema desta vez? sucesso absoluto nos teatros, escolas e eventos em todo Rio Grande Do Sul e Santa Catarina.
Sabe o que vai acontecer neste espetáculo? não??? pois é, nem a gente.!
Um espetáculo com linguagem leve, divertido, irreverente, alto nível, que confraterniza e interage com o público jovem , assim é IMPRÓPRIOS! O público desafiando os atores,  confiram! acesse: www.facebook.com/improprios
Datas: 10, 17 ,24,31 de maio às 20h.
Ingressos: R$ 10,00
Local: Sala Lili Inventa o Mundo – 5ª andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário