segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil


A produção da memória dos pontos de leituras sobre a ancestralidade africana no Brasil é um projeto piloto, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC (SCDC/MinC) ,e da Secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), que tem como objetivo apoiar e estimular iniciativas culturais, já em andamento, voltadas para a promoção, preservação e divulgação da história e cultura africana e afro-brasileira. Este projeto piloto prevê a instalação de 10 Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil em territórios habitados por Povos e Comunidades Tradicionais da matriz africana, como quilombos e comunidades de terreiro.
Cada comunidade irá receber um kit com acervo, mobiliário e equipamentos, e participará de um trabalho de produção da memória das suas comunidades. Espera-se com isso fortalecer a identidade cultural desses grupos, produzir material bibliográfico para compor futuros acervos temáticos e propiciar a troca de informação entre as comunidades, criando uma rede deste Pontos de Leitura.



Em Porto Alegre, o projeto situa-se em:

Centro Memorial de Matriz Africana 13 de agosto, Rua Vigário José Inácio 375 / 131 (lado ímpar) - Centro Histórico - Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário