quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Incentive desde cedo a boa prática da leitura - Feira do Livro

A Feira do livro é uma ótima maneira de abrir o apetite literário de crianças e adultos de todas as idades. Durante o evento, é possível trocar ou comprar livros com bons descontos, e de quebra participar de diversas atividades como conversas e sessão de autógrafos com escritores.

As Feiras do Livro têm se popularizado por todo o país, e já fazem parte do calendário cultural de cidades como Paraty, Porto Alegre e Brasília.

Que tal, então, organizar uma feira do livro em sua cidade ou na escola de seu filho? A atividade exige dedicação e persistência, mas é muito gratificante. É uma maneira eficiente de estimular as pessoas a criarem o hábito da leitura prazerosa. Isso em meio a uma programação que incentiva outras formas de cultura, como o teatro e a música.

* Reúna um grupo de pessoas interessadas: Converse com seus amigos e colegas de trabalho, para ver quem topa participar. Também é interessante realizar a atividade em parceria com a escola do seu filho. Para isso, reúna a direção, uma bibliotecária, os professores e outros pais para instituir uma Comissão Organizadora.

* Escolha um tema e o público que deseja atingir: Você pode organizar uma feira do livro com tema e público livres. Mas é interessante aproveitar algum assunto especial para trabalhar na feira. Isso funciona como um chamariz. A variedade de temas é imensa: histórias em quadrinhos, livros infantis, adultos, esotéricos, religiosos, livros de arte, de línguas. Mas tente sempre privilegiar o público escolar.

* Defina a data: Muitas vezes, é possível aproveitar datas comemorativas para dar força ao evento. Por exemplo, uma feira só sobre livros brasileiros pode ser realizada durante o Dia do Folclore (22 de Agosto). Ou uma sobre livros infantis, no Dia da Criança (12 de Outubro, no Brasil, e 20 de Novembro, no resto do mundo).

* Reúna livros para vender, doar ou trocar: Que tal começar fazendo uma campanha para coleta de livros? Pode ser no próprio bairro, já que sempre há bons livros esquecidos nas gavetas e estantes de casa. Procure contatar livreiros, editoras e sebos, para arrecadar livros novos e usados. Vale também convidá-los para montar estandes durante o evento, que ofereçam descontos atraentes ou sorteios.

* Crie atividades variadas: Aproveite o evento para ir além dos stands de venda, doação ou troca de livros. Há muitas outras atividades que podem ser realizadas tendo o livro como assunto principal: ateliers, oficinas, palestras, mesas-redondas, saraus, contação de histórias, sorteios e exposições são algumas ideias.

Busque patrocínio: É interessante buscar patrocínio junto à prefeitura. As secretarias de Cultura e Educação de sua cidade podem conceder verba, equipamentos e mão de obra.

Fonte: http://jmnews.com.br/noticias/mix/12,16572,31,12,incentive-desde-cedo-a-boa-pratica-da-leitura.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário