segunda-feira, 27 de junho de 2011

Atualização Biblivre 3.0.12


BIBLIVRE 3 versão 3.0.12 - Download do Atualizador e do Instalador (com base vazia)
Atualize a sua versão BIBLIVRE 3 instalada ou instale o BIBLIVRE 3 - versão 3.0.12 com base vazia e nova versão do Manual Biblivre 3., acessando o item download no Menu Principal do portal Biblivre ou clique aqui.

Parceria Ulbra e Biblioteca Pública para concurso de contos em Cachoeira do Sul

Regulamento do 1º Concurso de Contos “Tramas Literárias” – 2011

1. O Concurso destina-se a estudantes de Ensino Médio (categoria 1) e estudantes universitários (categoria 2).
2. Cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho, que ainda não tenha sido premiado em outro concurso. O tema é livre e a inscrição é gratuita.
3. Consideram-se inscritos os contos entregues na Biblioteca Pública Municipal ou enviados para o e-mail: tramalit10@yahoo.com.br
4. A entrega ou envio do conto tem como último prazo o dia 30/06/2011. Após esta data, os trabalhos serão desconsiderados.
5. O conto deverá ser escrito em língua portuguesa padrão, digitado em espaço 1,5 (um e meio), com fonte Arial, tamanho 12 (doze), obedecendo ao limite máximo de 3 (três) páginas.
6. Deverá constar, no interior do envelope que contém o trabalho, ou no próprio e-mail enviado com o texto: nome completo do autor, seu endereço, telefone para contato e categoria na qual está inserido (conforme item 1).
7. A comissão julgadora será composta pelos membros da Oficina de Contos “Tramas Literárias”, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
8. Será premiado um conto de cada categoria. A premiação será a divulgação dos contos sob forma de coletânea, junto às produções da Oficina Literária. Esta publicação – sem custos para os premiados – será lançada na Feira do Livro Municipal, do corrente ano.
9. O resultado será divulgado no dia 15/07/2011.
10. A divulgação dos vencedores será feita na imprensa e na Internet, no endereço: tramaslit10. blogspot.com
11. O encaminhamento dos trabalhos, na forma prevista neste regulamento, implica na concordância com as disposições nele consignadas.
Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
Mais informações em: http://tramaslit10.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dicas: bibliotecas nacionais

Site com o link das diversas Bibliotecas Nacionais do mundo.
Acesse e confira: http://pesquisa.bn.pt/bn-mundo/

Atualização Biblivre 3.0.11


BIBLIVRE 3 versão 3.0.11
Atualize a sua versão BIBLIVRE 3 instalada ou instale o BIBLIVRE 3 - versão 3.0.11 com base vazia e nova versão do Manual Biblivre 3., acessando o item download no Menu Principal deste Portal ou
no link: Download.

II Forum sobre Bibliotecas Públicas

A Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - CGSNBP, da Fundação Biblioteca Nacional, realizará, no período de 8 a 9 de agosto de 2011, o II Fórum sobre Bibliotecas Públicas: serviços de informação e mediação de leitura, dentro do XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que será realizado em Maceió - AL.

Circuito Nacional de Feiras de Livro

A Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciam a criação do Circuito Nacional de Feiras de Livro, que já nasce, em seu primeiro ano, com 75 eventos de pequeno, médio e grande porte que acontecerão até dezembro em todo território nacional. A previsão dos organizadores é pelo menos dobrar este número até 2014, com apoio de governos estaduais, prefeituras, entidades do livro e empresas de eventos.

Para estimular a expansão das feiras no país, o Ministério da Cultura preparou um pacote de apoio que vai beneficiar tanto novos eventos como aqueles que já existem. O governo federal estima que deve abrir mão, este ano, a título de renúncia fiscal, de cerca de 35 milhões de Reais para empresas dispostas a patrocinar feiras de livro. Com a finalidade de ampliar o Circuito, as empresas poderão abater 100% dos investimentos em patrocínio a eventos literários que forem enquadrados na Lei Rouanet.

As feiras que fizerem parte do Circuito também poderão receber autores do Projeto Caravana de Escritores, que será lançado no segundo semestre pela Fundação Biblioteca Nacional. O apoio inclui a realização de seminários de formação para bibliotecários e professores, criação de Planos do Livro e Leitura nos estados e municípios e, ainda, projetos culturais de instituições como a Funarte, Ancine e Secretaria do Audiovisual.
Para assinar o Boletim Informativo da Biblioteca Nacional: informativo@bn.br

Jornal do Brasil - País - Ministério da Cultura discute projetos para trabalhadores urbanos e rurais

Biblioteca de Nova Petrópolis precisa de sua colaboração

Livros doados já passam de dois mil exemplares

A solidariedade das pessoas com as perdas da Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis tem impressionado a direção do espaço. Em pouco mais de uma semana de campanha já chegaram a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários, que tem centralizado o recebimento das doações, mais de 2.000 obras, provenientes das mais diferentes cidades. Aqueles que ainda desejam fazer sua doação podem fazê-la diretamente na corporação dos Bombeiros Voluntários ou agendar a retirada com a Secretaria da Municipal de Educação, Cultura e Desporto pelo telefone (54) 3281-8442, com Paula ou Vera. A direção da biblioteca lembra aos leitores que possuem livros emprestados em casa que a devolução pode ser feita na Secretaria da Educação, em horário de expediente da Prefeitura Municipal.

Fonte: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/
 Inicio da Campanha
 
A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis iniciou campanha para recompor o acervo de obras perdido com o incêndio no sábado, 04. de junho. Quem quiser colaborar pode deixar suas doações junto ao quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, que fica ao lado da biblioteca. Serão aceitos todos os tipos de livros, inclusive aqueles que estiverem em mau estado de conservação. Se alguém não puder entregar o livro, a Secretaria de Educação se disponibiliza a retirá-lo. O contato pode ser feito através do telefone (54) 3281-8442, com Paula ou Vera. “Ler é cultura, doar é compartilhar cultura”, salienta a bibliotecária Susana Carrasco, que tem tido uma semana difícil, com o descarte que teve de fazer de milhares de livros queimados.

O cenário em que se encontra a biblioteca hoje não é nada animador. Na parte atingida pelo incêndio todas as prateleiras estão vazias. No restante os livros foram cobertos para que se possa fazer a limpeza das paredes, pretas, em função da fumaça e fuligem, com o uso de equipamento de lavagem a pressão. O processo de limpeza começou no andar da Câmara de Vereadores. Acredita-se que se leve alguns dias para limpar paredes, chão, portas e janelas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Curso para Contadores de História ONG Cataventus

Divulgação:
Cursos de Capacitação para Contadores de Histórias - Módulo I

Data: 25 a 29 de julho (certificado de 20 horas) 
Hora: 18 às 21h 
Local: Barão de Itaqui JD São Pedro (espaço Cataventus) 
Investimento: $100,00
Informações: 3334 5155 ou 9902 1716 ou pelo e-mail cataventus@cataventus.org.br 
Conteúdo: 
Aspectos importantes da Hora do Conto 
Perfil do Contador de Histórias 
Expressão corporal 
Amostragem e manuseio de recursos para Hora do Conto 
Interação e improviso
Veja mais em: www.cataventus.org.br

SENABRAILLE em novembro!

O VII Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (SENABRAILLE) será realizado de 27 a 30 de novembro de 2011, em Campinas, no Centro de Convenções da UNICAMP, e terá como tema central Bibliotecas: espaços acessíveis a múltiplos usuários.

Será organizado pela Unicamp – Coordenação Geral da Universidade (CGU) e Sistema de Bibliotecas (SBU) – e pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).
Com participação de representantes de bibliotecas públicas e universitárias, entidades da sociedade civil e profissionais de várias áreas, o Evento tem por objetivo discutir diversas temáticas, como políticas públicas, empregabilidade, tecnologias assistivas, artes e, principalmente, permitir o compartilhamento de experiências entre pessoas dispostas a redesenhar novos conceitos para a Biblioteca ao defini-la com uma organização acessível a múltiplos leitores, oferecendo uma oportunidade para debater, discutir e unir esforços para a construção de um ambiente mais acessível.
Espera-se com esta edição do Evento a manutenção de um espaço de diálogo, exposição e reflexão sobre as tendências, tecnologias e desafios que a área da informação enfrenta quando o tema é Acessibilidade.

Para tanto, o VII Senabraille conta especialmente com a assessoria de uma Comissão de Acompanhamento na Área de Acessibilidade, formada por profissionais envolvidos com a causa e pessoas com deficiência, que contribui para o planejamento do Seminário, definindo questões de forma a garantir a acessibilidade de seus participantes e indicando as especificações dos serviços a serem prestados. A Comissão orienta, acompanha, verifica e monitora as diferentes fases do projeto, apontando ajustes na efetivação das necessidades para se alcançar os objetivos desejados.

Informações disponíveis em: http://www.sbu.unicamp.br/senabraille/

Ônibus em Cachoeira transporta cultura

Ônibus da TNSG, transportando cultura



 A comunidade cachoeirense que utiliza os serviços da empresa de transporte urbano Nossa Senhora das Graças (TNSG)  já pode  conferir trechos de livros de autores brasileiros consagrados, fixados nas portas dos veículos. O lançamento do projeto Transportando Cultura, que ocorreu na tarde de ontem, foi idealizado pela chefe da Biblioteca Pública, Jussara Ortiz, com o objetivo de expandir os serviços da instituição e oportunizar a um número maior de pessoas conhecimento, cultura, informação e lazer.

O projeto tem a parceria da TNSG, mas é uma atividade aberta a todas as empresas de transporte coletivo. Jussara explica que é através disso que a Biblioteca busca diversificar e descentralizar as atividades referentes à leitura. A chefe classifica o projeto como inovador e revolucionário, mesmo ele já acontecendo em outros locais.

Com a implantação deste projeto, esperamos contribuir para a educação do povo, considerando que apenas ela leva a transformação do indivíduo, possibilitando o crescimento cultural intelectual, social e emocional e, por consequência, o crescimento em cadeia de toda sociedade, finaliza.

TERRA BRASILIS: Biblioteca pública é construída com mil caixas de ...

TERRA BRASILIS: Biblioteca pública é construída com mil caixas de ...: " Na cidade de Magdeburg , na Alemanha , uma iniciativa, que partiu da própria população, está diminuindo a quantidade de lixo no munic..."

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Agenda de cursos para 2011/2. Programe-se!

A Biblioteca Pública Estadual e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, pensando na qualificação das bibliotecas e seus atendentes, estão oferecendo cursos de atualização nas áreas de dinamização, preservação e encadernação.


DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: objetiva ensinar a ordenação e disposição de acervo e mobiliário, localização do material nas estantes, serviço de registro e empréstimo do material, controle estatístico, formas/fontes de financiamento de projetos e atividades culturais para dinamização da Biblioteca Pública e Escolar.


Ministrante: Tânia Mayer Evangelista – bibliotecária, assessorou no Estado a implantação, organização e modernização de bibliotecas públicas pelo projeto Livro Aberto, e nas atividades da Biblioteca Pública do Estado e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Fernando Pires – bibliotecário, atuou no Sistema de Bibliotecas Públicas no período 2008-2009.

Público Alvo: atendentes de bibliotecas públicas e escolares.
Vagas: 25
Horário: 9h e 30min às 12h e 30min – 13h e 30min às 16h e 30min
Taxa de Inscrição (inclui CD, material e certificado): R$ 40,00
Datas: 23 agosto, 27 setembro, 18 outubro, 22 novembro.
 

PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE LIVROS: cuidados que se deve ter com o acervo, climatização e iluminação adequada, consertos de folhas rasgadas com papel japonês e higienização de livros.
Ministrante: Maria Lúcia Ricardo Souto, historiadora do Arquivo Público do Estado do RS, especialista em educação patrimonial e conservação, preservação e restauro de documentos.


Público Alvo: atendentes de bibliotecas públicas e escolares e demais interessados.
Horário: 9h30min às 12h – 13h às 17h
Vagas: 10
Taxa de Inscrição (inclui CD, material e certificado): R$ 60,00
Datas: 24 agosto, 21 setembro, 19 outubro, 23 novembro.


ENCADERNAÇÃO DE LIVROS: técnicas para encadernação de obras, lombadas e costuras.

Ministrante: Haroldo Ferreira, restaurador da Biblioteca Pública do Estado. Coordenador do setor de restauro da Biblioteca Pública desde 1995. Possui diversos cursos de formação na área.
Público Alvo: atendentes de bibliotecas públicas e escolares e demais interessados.
Horário: 9h15min às 13h
Vagas: 8
Taxa de Inscrição (inclui material e certificado): R$ 40,00

Datas Disponíveis: 25 agosto, 22 setembro, 20 outubro, 24 novembro.



SOBRE O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO:



A inscrição será feita mediante o pagamento de taxa para a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, que fornecerá recibo.
Caso o pagamento seja efetuado com cheque, favor colocá-lo nominal para: Associação dos Amigos da Biblioteca Pública.
Se o pagamento for por depósito em conta corrente, seguem os dados:
- Depositar para: Associação dos Amigos da Biblioteca Pública.
- Banco: Banrisul
- Agência: 0835
- Conta: 06.054724.0-6
- CNPJ da AABPE 92.246.958/0001-85

Depois de efetuado o depósito, favor enviar por fax o comprovante, para garantir sua vaga. Fax número: (51) 3225-9411.
IMPORTANTE: A confirmação da inscrição só será validada após a confirmação do pagamento. O comprovante de depósito terá que ser enviado com uma semana de antecedência do curso. Cada curso tem a duração de apenas um dia, ficando a escolha desse dia em qualquer das datas disponíveis.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Biblioteca Pública de Osório completa 68 anos

Em julho a Biblioteca Pública Fernandes Bastos, de Osório, comemora seu 68º aniversário.

Para essa ocasião diversas atividades foram programadas.

A participação é livre, mas implica em inscrições prévias pelo telefone 51 3663 74 40 ou e-mail:
pmobiblioteca@hotmail.com

Esta programação encontra-se disponivel no blog da Biblioteca: http://pmobiblioteca.wordpress.com/

Acesse e confira!

Fórum Gaúcho de Bibliotecas Escolares

Sobre a distribuição de livros pelo SEBP

O sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (SEBP-RS) oferece um serviço constante que é a doação de livros para as bibliotecas públicas estaduais, municipais ou comunitárias do Rio Grande do Sul (cadastradas em nossa base de dados). Essa doação é realizada durante o ano inteiro.
O procedimento para retirar as doações é o seguinte:
- o representante do município que vier a Porto Alegre, deve passar na Biblioteca Pública do Estado do RS (ENDEREÇO ABAIXO), trazendo em mãos um ofício assinado pelo(a) responsável pela biblioteca pública (ou secretário/prefeito) solicitando a doação de livros. Pode ser motorista de qualquer secretaria, até mesmo o motorista da ambulância, desde que traga junto o ofício solicitando a doação.
O ofício deve ser endereçado ao Coordenador do SEBP-RS, Ricardo Maus Affonso.

A entrega do kit é imediata.

Lembramos que esta doação é um serviço constante, por isso sugerimos que a cada 2 (dois) meses esta operação se repita.

ENDEREÇO PARA RETIRADA:
Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 736/3º andar – Centro – na Casa de Cultura Mario Quintana
HORÁRIO PARA RETIRADA: 
Nas segundas-feiras das 14:00 às 17:30; e de terças as sextas -feiras, das 9:00hs às 18:00Hs.
Fones para contatos: (51) 3225 1124

Para maiores informações entre em contato pelo telefone e emails acima.

Lançamento - Museu Desmiolado


A visita à exposição seguida de bate-papo com o autor pode ser agendada no turno da manhã ou da tarde pelas escolas interessadas em levar seus alunos através do e-mail eventos@editoraprojeto.com.br ou pelo fone (51) 32220447.

Visite também o blog do autor: www.alexandrebrito.net.br

Sarau na Biblioteca de Venâncio Aires

A Biblioteca Pública de Venâncio Aires convida para:

SARAU DOS NAMORADOS
"Vamos celebrar o AMOR num Sarau Romântico sob a luz do abajur.
O Sarau acontecerá no dia 17 de junho de 2011, às 19:30 horas na Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires.
Apresentações:
Teatro: Cia. Teatral Afrocena
Histórias e poemas: Rosaria Costa e Potira Heinen
Música:
Deni Lad i- músico e educador social
Saul Zart e sua sempre Namorada Marlete
TRAGA A SUA NAMORADA E NO SARAU FAÇA PARA ELA UMA HOMENAGEM: CANTE OU TOQUE UMA MÚSICA, REPRESENTE, CONTE HISTÓRIA, LEIA UMA POESIA OU SIMPLESMENTE DIGA QUE A AMA.
TRAGA O SEU NAMORADO E NO SARAU FAÇA PARA ELE UMA HOMENAGEM: CANTE OU TOQUE UMA MÚSICA, REPRESENTE, CONTE HISTÓRIA, LEIA UMA POESIA OU SIMPLESMENTE DIGA QUE O AMA."

Festival Contadores de História

O Festival Estadual de Contadores de Histórias em sua 4ª edição, é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias.
É uma realização  da Biblioteca Lucilia Minssen em parceria com a Casa de Cultura Mario  Quintana, instituição da  Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Objetivos: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura. 
Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas diferentes cidades, escolas, bibliotecas e  instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

Período:
O Festival acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2011, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Haverá atividades paralelas como:  Oficinas, programação especial  para as crianças; Encontro dos Contadores de historias;  exposição e venda de livros da(s) editora(s) apoiadoras do evento.

DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS

As inscrições serão gratuitas, estão abertas a qualquer contador do Brasil e acontecerão de 10 de junho a 10 de agosto.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar endereço de blog) e 02 (duas) fotos (podem ser scaneadas e enviadas por e-mail).
As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar  a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas  por ordem de preferência.
Na inscrição devem constar o titulo da historia e  nome do  autor.
Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.

DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos  e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.
Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).
A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 22 e 26  de agosto  e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, camiseta dos  patrocinadores do evento e poderão assistir as apresentações dos colegas.

DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações  pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

INFORMAÇÕES;
Biblioteca Lucilia Minssen
Rua dos Andradas, 736 / 5º andar  Porto Alegre — RS CEP 90020-004
Fone: (51) 32257089
E-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
Visite o blog para maiores informações:

Curso Contação de História

À pedidos da Biblioteca Infantil Lucilia Minssen o SEBP divulga:

Curso: Técnicas para contação de histórias

Ministrante: Paulo Ricardo Nunes (Paulo Bocca), ator e diretor teatral, acadêmico de Letras do Instituto Superior de Educação de Sapucaia do Sul.

Objetivos: O curso oferece ao aluno fundamentos de teatro para o desempenho de contar histórias infantis e para a criação do personagem contador de histórias. A arte de contar histórias estimula a imaginação, a criatividade e amplia a visão de mundo da criança despertando também seu lado crítico.
 
Programa: - A origem dos contadores de histórias - Cronologia da literatura infantil; - Contos contemporâneos: as novas temáticas narrativas. - Aspectos de utilização do livro infantil e infanto-juvenil para contar histórias;- Leitura: ritmo e entonação;- Fundamentos de teatro para contar histórias; Improvisações utilizando contos infantis; Criação da personagem “contador de histórias”.

Carga Horária: 20 (vinte) horas/aula.

Período: 05 de à 26 de julho,  nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19 às 21h.

Local: Sala Lili Inventa o Mundo, 5º Andar da Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre.

Investimento: R$100,00 podendo ser parcelado em duas vezes de R$50,00.

Reservas e inscrições na Biblioteca Lucilia Minssen (51 32257089) ou através de deposito bancário na conta da  Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen : Banrisul – Agencia 0839 – conta nº 41.852295.0-0 , após o pagamento solicitamos que envie copia por e-mail.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Diálogos contemporâneos na Feira do Livro de Canoas

Diálogos contemporâneos
Mediador: Artista e Professor Fernando Lima
Data: 06 de junho de 2011
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 2 horas
Local: Auditório Moacyr Scliar – na Praça da Bandeira –
Endereço: Rua Cônego Leão Hartmann c/ Coronel Vicente em frente a Igreja da Matriz (próximo a Estação Canoas/La SALLE)
Público Alvo: Professores(as) de artes da Rede Escolar, Artistas Visuais e Estudantes de Artes Visuais

Vagas disponíveis: 80
Inscrições no local


Objetivo
Mobilizar os artistas visuais para o debate, ação e vivências comuns entre seus pares, visando a formação de novos grupos de atuação da Região Metropolitana.

Objetivos específicos

- Debater aspectos da experiência com a arte contemporânea e produção de sentidos;
- Apresentar casos em que o documento assume o lugar da obra de arte;
- Apresentar os principais registros de arte, cadernos de bordo, imagens de processo criativo, estudos e croquis e sua problemática;
- Mobilizar grupos de atuação em arte contemporânea na Região Metropolitana.

Mediador Fernando Lima
Formado em Licenciatura em Letras pela UNILASALLE e especialista em Poéticas Visuais pela FEEVALE. Iniciou sua formação artística no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde cursou desenho e litografia. Ilustrador e escritor, criou a arte em diversas capas de livros e cartazes. Atualmente atua na área de Artes Visuais do Setor de Extensão da Biblioteca Pública Municipal, ministrando oficinas de artes, com ênfase na criação com materiais reaproveitáveis.

Painelista convidados

Rejane Reckziegel Ledur
Doutoranda em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela UFRGS (2005) e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas UFRGS (1992). Professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RS), atuando como gerente de equipe na Secretaria Municipal de Cultura. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE. Possui experiência nas áreas de Educação e Artes, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: ensino de arte e arte contemporânea.

Alexandre Bastos Demétrio
Mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS (2011). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Acervos Documentais Históricos e Artísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação, arte contemporânea, políticas de gestão de acervos, tratamento de acervos e gestão de projetos culturais. Responsável pelo acervo documental da Fundação Iberê Camargo.


Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
Comitê PROLER Canoas
Programa Nacional de Incentivo a Leitura
Diretoria de Cidadania Cultural
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA
Rua Ipiranga, 105 - Centro - Canoas/RS - 92010-290
blog: bibliotecajoaopalmadasilva.blogspot.com
Tel: 51 3462 1622 - Fax: 51 3462 1626
bibliotecacanoas@yahoo.com.br
Secretaria de Cultura
feiradolivrocanoas.blogspot.com
Tel: 3478 4449

27ª Feira do Livro de Canoas/RS

27ª Feira do Livro de Canoas
De 04/06 a 19 de Junho
Horário: das 9h às 20h30min  
Slogan: QUEM LÊ, VAI LONGE! 

Dia 04/06 (Sábado)
9h - 1ª Mostra de Pesquisa em História / Auditório Moacyr Scliar
11h - Contação de Histórias Boneco Juca com "Quero bicho de estimação" / Espaço Infantil SESC
14h - Encontro das Casas dos Poetas do Brasil (Casa do Poeta) / Auditório Moacyr Scliar
15h - Encontro das Casas dos Poetas do Brasil e Lançamento do livro OUTRAS VIDAS de Vladimir Cunha Santos / Auditório Moacyr Scliar
15h - Contação de Histórias Boneco Juca com "O casamento da Dona Baratinha" / Espaço Infantil SESC
16h - ABERTURA OFICIAL / AUDITÓRIO MOACYR SCLIAR
16h10 - Performances do Grupo "Perna de Pau" / Auditório Moacyr Scliar
17h - Apresentação da Orquestra de Câmara de Canoas / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com AZAMBUJA'S BLUES BAND / Café Literário
19h - Apresentação de teatro 'Pois é, vizinha' com a Atriz Débora Finocchiaro / Auditório Moacyr Scliar

Dia 05/06 (Domingo)
11h - Contação de Histórias de Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC.
11h - Apresentação do Grupo de Ballet CultuArte de Alvorada / Auditório Moacyr Scliar
14h - Lançamento Coletivo ALPAS / Auditório Moacyr Scliar
15h - Contação de Histórias de Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC
15h - Apresentação de teatro Grupo Motototi / Auditório Moacyr Scliar
16h - Lançamento "Depressão um Monstro Domável" com a escritora Denair Inês Guzon / Café Literário
16h - Diálogo Cultural Livro, Leitura e Literatura / Auditório Moacyr Scliar
17h - Diálogo Cultural Livro, Leitura e Literatura / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com a BANDA GRAVIDADE ZEN (rock) / Café Literário

Dia 06/06 (Segunda Feira)
9h - Encontro dos Contadores de Histórias de Canoas - Manipulação de Bonecos com Maristela Bongiorni e Sônia Petry / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
9h - Encontro com escritor André Neves / Auditório Moacyr Scliar
9h - Exibição dos curtas premiados IECINE / Cine Literário
10h - Lançamento do Catálogo Virtual da AGEs / Café Literário
10h - Debate " Diálogos Contemporâneos", com Alexandre Demétrio, Fernando Lima e Rejane Ledur / Auditório Moacyr Scliar
10h - Apresentação de teatro Infantil Grupo Fantomania (Contos da Floresta) / Espaço Infantil SESC
10h - Exibição de curtas produzidos por alunos do Colégio La Salle / Cine Literário
10h - Exibição de curtas produzidos por alunos do Colégio Ulbra Cristo Redentor / Cine Literário
14h - Encontro dos Contadores de Histórias de Canoas - Manipulação de Bonecos com Maristela Bongiorni e Sônia Petry / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
14h - Exibição dos curtas premiados IECINE / Cine Literário
14h - Encontro com escritor Ondjaki / Auditório Moacyr Scliar
15h - Apresentação de teatro Infantil Grupo Fantomania (Contos da Floresta) / Espaço Infantil SESC
15h - Contação de Histórias com o Escritor Paulo Bocca / Auditório Moacyr Scliar
16h - Lançamento Coletivo Ed. Alternativa / Auditório Moacyr Scliar
16h - Debate Palavra e imagem (AGEs) e (AEILIJ) com Marô Barbieri e Hermes Bernardi Jr. / Cine Literário
17h - Encontro Assoc. Gaúcha de Escritores e Assoc. Canoense de Escritores com os escritores Marcelo Spalding, Marô Barbieri, Felipe Malheiro e Luisa Geisler  / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com GRUPO MARÉ MANSA (samba) / Café Literário
19h - Lançamento "Nós" com o escritor Oscar Henrique Cardoso / Café Literário.
19h - Diálogo Cultural: Setorial Afro-brasileira, Indígena e Populares com o escritor Ondjaki / Auditório SMC
19h - Fórum entre Fronteiras(Uruguai,Argentina,Paraguai e Brasil) com Axel Monsú (Argentino) e Beto Cassol / Cine Literário

Dia 07/06 (Terça Feira) 
08h30 - Seminário Diretrizes para o Plano Estadual de Livro e Leitura com João Carneiro(CRL), Ricardo Silvestrin (IEL), Jéferson Assumção (SEDAC), Fabiano dos Santos (MinC), Marô Barbieri (AGES), Nelson Oliveira da Silva (Conselho Regional de Bibliotecas) / Cine Literário
9h - Encontro com escritor Álvaro Cardoso Gomes / Auditório Moacyr Scliar
9h -  Apresentação de teatro infantil "A fada que colecionava manhãs" da Escola Farroupilha de Viamão / Espaço Infantil SESC
9h - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
9h - Mostra de Restauro de Livros Antes e Depois com Prof.ª Teresinha Soletti e Cleci Rodriguez / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
10h - Encontro com escritor Jairo Luiz de Souza e Caradípia / Auditório Moacyr Scliar
10h - Apresentação de teatro de Rua Grupo Tia'Histórias de circo sem lona' / Área Central
10h - Contação de Histórias com Boneco Bastião com "Amistad" / Espaço Infantil SESC
11h - Apresentação de Grupos de Dança da Colégio Tereza Francescutti / Auditório Moacyr Scliar 
14h - Exibição do Filme Houve Uma Vez Dois Verões / Cine Literário
14h - Encontro com escritor Álvaro Cardoso Gomes / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
14h - Encontro com escritor Luiz Coronel / Auditório Moacyr Scliar
15h - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
15h - Contação de Histórias Boneco Bastião com “Amistad” / Espaço Infantil SESC
15h - 2ª Oficina Programa de leitura Fome de Ler / Auditório Moacyr Scliar 
16h - 2ª Oficina Programa de leitura Fome de Ler / Auditório Moacyr Scliar 
17h - Apresentação de Capoeira Grupo Angola Brasil / Auditório Moacyr Scliar 
18h - Happy Hour com ADRIANA DEFFENTI E MICHEL DORFMAN (show "Abolengo") / Café Literário
19h30 - Exibição do Filme Houve Uma Vez Dois Verões / Cine Literário
19h30 - Palestra - Homenagem a Moacyr Scliar com Cíntia Moscovich, Maria da Glória Bordini e Abrão Slavutzky / Auditório Moacyr Scliar
19h30 - Lançamento do livro "Poetas na escola" org. Profª. Márcia Kaminski / Café Literário 

Dia 08/06 (Quarta Feira)
9h -  Projeção de curtas-metragens em animação (Festival Brasileiro de Animação) com Daniel Bertolucci / Cine Literário
9h - Encontro com escritor Luis Dill / Auditório Moacyr Scliar
10h  - Brincando com o SESC, jogos e brincadeiras / Espaço Infantil SESC
10h  - Encontro com escritor Henrique Martins de Freitas / Auditório Moacyr Scliar
11h - Mostra de restauro de livros Antes e Depois com a Prof.ª Teresinha Soletti e Cleci Rodriguez / Auditório SMC
11h - Linguagem Audiovisual: Uma proposta para o ensino da Literatura com Wagner Kerller e Edne Buchhno / Auditório Moacyr Scliar
14h - Projeção de curtas-metragens em animação (Festival Brasileiro de Animação) com Daniel Bertolucci / Cine Literário
14h - Encontro com escritor Carlos Urbim e Eduardo Vieira da Cunha / Auditório Moacyr Scliar
15h - Clube de Leitura "Giacomazzi Vida e obra" com o escritor Henrique Martins de Freitas / Café Literário
15h - Apresentação do Circo Girassol / Espaço Infantil SESC
15h - Lançamento dos livros "Clube dos Combalidos"- Nelsi Urnau e "Calendário Histórico e Cultural de Canoas"- Ancila Martins
16h -  Encontro Falando sobre Inclusão com as Professoras Ana Raupp e Terezinha Perpétua / Auditório Moacyr Scliar
16h - Mostra de restauro Antes e Depois com Teresinha Soletti e Cleci Pirez / Café Literário
18h - Happy Hour com a BANDA CREDENTIALS (rock) / Café Literário
19h30 - Lançamento do livro "Garoto Boação" de Mário Amaral Teixeira (6ª Edição) / Café Literário
19h30 - Projeção de curtas-metragens independentes, universitários e escolares (Gramado Cine Vídeo) com Daniel Bertolucci e Luiz Rangel / Cine Literário
19h30 - Encontro com escritor Fabrício Carpinejar / Auditório Moacyr Scliar

Dia 09/06 (Quinta Feira) 
9h - Exibição do Filme "Antes Que o Mundo Acabe" / Cine Literário
9h - Encontro com escritor Iotti / Auditório Moacyr Scliar
10h - Contação de Histórias Boneco Juca "Quero Bicho de Estimação" / Espaço Infantil SESC
10h  - Encontro com escritora Ancila Martins / Auditório Moacyr Scliar
10h  - Apresentação de Teatro de Rua Grupo De pernas pro ar / Área Central
11h - Apresentação do Coral Infantil da EMEF Edgar Fontoura / Auditório Moacyr Scliar
14h - Contação de Histórias com Jussara Mello / Centro de Artes Guajuviras
14h - Debate sobre o filme "Houve uma vez dois verões" com Jorge Furtado e Beto Cassol / Cine Literário
14h - Encontro com escritor Kalunga / Auditório Moacyr Scliar
15h - Contação de Histórias Boneco Juca "Quero Bicho de Estimação" / Espaço Infantil SESC
15h - Histórias para a Melhor Idade com a escritora Lívia Petry (SESC) / Auditório Moacyr Scliar
16h - Apresentação de teatro Infantil A Caixinha Mágica / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com o GRUPO LEMBRANÇA (samba) / Café Literário
19h30 - Debate sobre o filme "Antes que o Mundo Acabe" com Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil / Cine Literário
19h50 - Apresentação do Projeto Labirinto da Leitura (Unisinos) / Auditório Moacyr Scliar
19h50 - Encontro com escritora Marina Colasanti / Auditório Moacyr Scliar


Dia 10/06 (Sexta Feira)
9h - Encontro com escritor Daniel Munduruku / Auditório Moacyr Scliar
9h - Contação de Histórias com Boneco Juca / Contação de Histórias no Hospital Nossa Senhora das Graças
9h - Exibição de Curtas Premiados / Cine Literário
10h - Apresentação de teatro Infantil "O Desaparecimento do Sol" Grupo Fantomania / Espaço Infantil SESC
10h - Lançamento (ACE e Casa do Poeta), concurso infantil e teatros (EMEF Guajuviras e EMEF Tancredo Neves) com a escritora e patrona da feira Neida Rocha / Auditório Moacyr Scliar
11h - Apresentação do Grupo Vocal Encanto / Auditório Moacyr Scliar
14h - Exibição de Curtas Premiados / Cine Literário
14h - Encontro com escritor Jorge Martins / Auditório Moacyr Scliar
14h - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
14h - Oficina Elaboração de Projetos para as leis de incentivo com Maria Aparecida Herok / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
15h - Apresentação de teatro Infantil "O Desaparecimento do Sol" Grupo Fantomania / Espaço Infantil SESC
16h - Lançamento do livro "Thalita,a boneca de pano" com Márcia Carol Maria (Microcrédito Cultural) /  Auditório Moacyr Scliar
17h - Intervenção Cênica sobre Cordel com Jonatan Ortiz (Associação Guajuviras Centro de Artes) / Auditório Moacyr Scliar
17h - Apresentação de Capoeira Grupo Angola Brasil Palmares (ASCCAN) / Área Central
18h - Happy Hour com Pedro Gonzaga - Trio Chico (SESC) / Cine Literário
19h30 - Lançamento e Debate sobre o Livro "Cineclube,Cinema e Cineclube" com Antônio Claudino de Jesus, Diorge Konrad e Beto Cassol / Cine Literário
20h - Apresentação de teatro Grupo Travessia (Casa do Poeta) / Auditório Moacyr Scliar

Dia 11/06 (Sábado)
9h - Oficina Literatura canoense nas escolas com Neida Rocha e Nelsi Urnau / Auditório Moacyr Scliar
10h - Apresentação de teatro Grupo Cirquim / Área Central
10h - Encontro dos Amigos das Bibliopraças / Café Literário
11h - Contação de Histórias Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC
11h - Apresentação do Coral de Canoas(COCAN) / Auditório Moacyr Scliar
11h - Apresentação de teatro Grupo Cirquim / Área Central
12h - Apresentação de teatro Grupo Cirquim / Área Central
13h - Encontro Mais Cultura Canoas / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
15h - Contação de Histórias Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC
15h - Música Voz violão e percussão Pedro e Gabriel Campos (Gramado) / Café Literário
16h - Encontro com escritora Thalita Rebouças / Auditório Moacyr Scliar
17h - Lançamento do livro "A Autogestão na Perspectiva da Análise do Discurso" de Darlene Webler/ Café Literário
18h - Happy Hour com o GRUPO RECUERDOS DE MILONGA (nativismo) / Café Literário

Dia 12/06 (Domingo)
14h - Apresentação do Coral Municipal de Alvorada Encant' Arte / Auditório Moacyr Scliar
15h - Apresentação do Circo Girassol / Espaço Infantil SESC
16h - Apresentação Grupo Vocal Cantares / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com MAURÍCIO MARQUES (instrumental) / Café Literário
20h - Show Antônio Villeroy-voz e violão (SESC) / Auditório Moacyr Scliar

Dia 13/06 (Segunda Feira) 
9h - Autores da Literatura que fazem quadrinhos com os escritores Rafael Coutinho e Daniel Galera e Daniel Pellizzari / Auditório Moacyr Scliar
9h ás 20h -Apresentação dos Projetos do Colégio Ulbra Cristo Redentor com a participação da rádio web / Espaço Multiuso
10h - Encontro com escritor Felipe Longhi Malheiro / Usina de Quadrinhos
10h - Apresentação do projeto Leitor de Rua, coordenação Marô Barbieri / Calçadão
10h - Aula aberta Sensibilização em Libras (Escola de Gestão e Cidadania do ICXXI, Coord. da Inclusão Social e Acessibilidade e CGM) / Auditório Moacyr Scliar
10h - Apresentação de teatro Infantil Rio em Alerta Grupo Fantomania / Espaço Infantil SESC
14h - Encontro com escritor Caio Riter / Auditório Moacyr Scliar
14h - Apresentação do projeto Leitor de Rua coordenação Marô Barbieri / Calçadão
14h - Oficina de Animação com Wesley Rodrigues / Usina de Quadrinhos
14h - Encontro das Bibliotecas Comunitárias / Café Literário
14h - Encontro Arca das Letras / Café Literário
15h - Apresentação de teatro Infantil Rio em Alerta Grupo Fantomania / Espaço Infantil SESC
15h - Exibição de Curtas Animados e Palestra Animação com Lisandro Santos e Guto Bozetti / Usina de Quadrinhos
15h - Palestra Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnicos-Raciais com Selenir Kronbauer, César Cemin, Edson Portilho e  Alexandre da Rosa / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com RUBEM PENZ - Show "Filosofia - Cantando Adoniran e Noel" / Café Literário
19h - Palestra Patrimônio Histórico com Eduardo Hahn (IPHAE) e Patrimônio Cultural com Cleusa Gaebin / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
19h - Lançamento "Mestre Interior" com Neida Rocha / Café Literário
19h30 - Palestra Adaptação Literária para os Quadrinhos com Claudio Levitan e Edgar Vasques / Usina de Quadrinhos
19h30 - Aula Inaugural do Curso Isso Não é uma oficina com Rodrigo Rosp, Reginaldo Pujol e Antônio Xerxenesky / Biblioteca Pública Municipal n
19h30 - Apresentação de teatro 'O tempo é sempre hoje' Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (Diretor João Máximo) / Auditório Moacyr Scliar 

Dia 14/06 (Terça Feira)
9h - Palestra Como produzir uma página de quadrinhos com Rogê Antônio / Usina de Quadrinhos
9h - Encontro com escritora Heloisa Prieto / Auditório Moacyr Scliar
9h - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
10h - Contação de Histórias Boneco Bastião com "A galinha de Angola" / Espaço Infantil SESC
10h - Contação de Histórias 'A chegada dos Tamptons' com Fernando Lima / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
14h - Oficina de Dobraduras com Gláucia Lombardi / Espaço Infantil SESC

14h -  Debate Humor Gráfico no RS com Santiago, Hals, Eugênio Neves, Bier (GRAFAR) / Usina de Quadrinhos
14h as 18h - Apresentação de Projetos da Unisinos / Espaço Multiuso 
14h - Encontro com escritor Hermes Bernardi Jr. / Auditório Moacyr Scliar
15h - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
15h - Oficina de Produção Coletiva de HQ Sinuca de Bico com Maumau e Mateus Santolouco / Usina de Quadrinhos
15h - Contação de Histórias Boneco Bastião com "A galinha de Angola" / Espaço Infantil SESC
15h - Encontro de Literatura Infantil "Poesia é brincadeira muito séria" com os escritores Glaucia de Souza, Dilan Camargo e Alexandre Brito / Auditório Moacyr Scliar

17h - Lançamento Coletivo(ACE) dos livros "PORCALINA, A Dama do Chiqueiro" de Décio Dalke (Microcrédito Cultural) e "Uma Candeia sobre o Alqueire" de Gerson Colombo / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com LACO E BANDA (MPB) / Café Literário
19h15 - Leitura Dramática Acadêmicos de Letras Unilasalle / Área Central
19h30 - Apresentação do Sarau Terça Santa com o convidado Marcelino Freire e mediação Jari Rocha / Auditório Moacyr Scliar

Dia 15/09 (Quarta Feira)
9h - Oficina de Fanzines para Crianças com Rafael Correa / Usina de Quadrinhos
9h as 18h - Mostra de Fotos, roupas e documentos da comunidade negra (BANKOMA SUL)/ Espaço Multiuso
9h - Contação de Histórias Boneco Juca e visita orientada ao mini zoo / Biblioparque Capão do Corvo
9h - Encontro com escritora Anna Claudia Ramos / Auditório Moacyr Scliar
10h - Brincando com o SESC, jogos e brincadeiras / Espaço Infantil SESC
14h - Palestra Quadrinhos para crianças com Lancast Mota (roteirista Turma da Mônica) / Usina de Quadrinhos
14h - Contação de histórias com Jussara Mello / Espaço Infantil SESC
14h - Encontro com escritor Fábio Sombra / Auditório Moacyr Scliar
15h - Debate HQ Latinoamericana com Fabio Zimbres e Paulo Ramos / Usina de Quadrinhos
15h - Contação de histórias com Boneco Juca / Arca das Letras Quilombo Chácara das Rosas
15h - Debate e Lançamento  "Conhecendo Canoas " com Ivonete Chiden Pereira e "A Gestão Democrática da Escola Pública" com Marina Lima Leal (ACE) / Auditório Moacyr Scliar
15h - Brincando com o SESC, jogos e brincadeiras / Espaço Infantil SESC
16h -  Oficina literapia e Sessão de Autógrafos do livro 'De repente o sucesso' de Joana Ester Bonorino (Casa do Poeta) / Auditório Moacyr Scliar
17h - Apresentação de Capoeira Grupo Angola Brasil Palmares (ASCCAN) / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com NATTU MARQUES E EVANDRO MACHADO (MPB) / Café Literário
19h30 - Debate Quadrinhos (In)Dependentes com Lucas Ghere, Gabriel Góes, Gabriel Mesquita, Odyr Bernardi / Usina de Quadrinhos
19h30 - Encontro com escritor Cristovão Tezza / Auditório Moacyr Scliar

Dia 16/06 (Quinta Feira)
9h - Oficina de Produção de Fanzines e Publicações Independentes com Maumau e Azeitona / Usina de Quadrinhos
9h - Encontro com escritor Martin Kohan / Auditório Moacyr Scliar
10h - Contação de Histórias com Boneco Juca 'O casamento da Dona Baratinha' / Espaço Infantil SESC
10h - Encontro com escritor Sérgio Napp / Auditório Moacyr Scliar
14h - Palestra Papo com o Editor com Fabiano Denardin e Lobo / Usina de Quadrinhos
14h - Encontro com escritora Elma Neves da Fonseca / Auditório Moacyr Scliar   
15h - Contação de Histórias Boneco Juca 'O casamento da Dona Baratinha' / Espaço Infantil SESC
15h - Palestra Produção de HQ para o mercado Internacional com Rafael Albuquerque / Usina de Quadrinhos
15h - Lançamento " Canoas em Poesias, Crônicas e Fotos" de Maria Luci Cardoso Leite e "Amanhecer no Pago" Fernando Almeida / Auditório Moacyr Scliar
16h - Encontro com escritora Neida Rocha / Auditório Moacyr Scliar
17h - Lançamento 'Quando Floresce a Poesia' com Jurema Chaves / Café Literário 
18h - Happy Hour com Projeto BRASIL MEMÓRIA ARTÍSTICA CULTURAL (música e literatura) / Café Literário
19h30 - Debate O romance histórico e o romance contemporâneo: uma discussão sobre o espaço e o tempo com os escritores Luciana Thomé, Gustavo Machado e Carol Bensimon / Auditório Moacyr Scliar
19h30 - Bate-papo Traço Todas / Café Literário

Dia 17/06 (Sexta Feira) 
9h - Contação de Histórias com Boneco Juca / Contação de Histórias no Hospital Nossa Senhora das Graças
9h - Debate Quadrinhos sem palavras com Rafael Sica e Gustavo Duarte / Usina de Quadrinhos
9h - Encontro com escritor João Roriz / Auditório Moacyr Scliar
9h - Projetos de Leitura da Câmara Rio-grandense do Livro / Espaço Multiuso
10h - Contação de Histórias Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC
10h - Oficina de Poesia/Quadrinha Poética com o escritor Henrique Martins de Freitas / Auditório Moacyr Scliar
14h - Palestra Humor e Autobiografia em Quadrinhos com Santiago e Rafael Correa / Usina de Quadrinhos
14 - Contação de Histórias 1,2,3...Era uma vez... Boneco Juca / Espaço Infantojuvenil Biblioteca Pública
14h - Oficina Elaboração de Projetos para as leis de incentivo com Maria Aparecida Herok / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
14h - Encontro com a escritora Paula Pimenta / Auditório Moacyr Scliar
15h - Oficina de Caricaturas com Ruben Castillo / Usina de Quadrinhos
15h - Contação de Histórias Dom Quixote e Dulcinéia / Espaço Infantil SESC
15h - Lançamento “Mágica Especial” com Nelsi Inês Urnau / Auditório Moacyr Scliar
16h - Entrega de prêmios com Nelsi Inês Urnau / Auditório Moacyr Scliar
17h - Lançamentos (ACE) com Décio Dalke "Parábola do absurdo", Jairo Luiz de Souza "Passarinho sem asas", Nadir Almeida "Doce recordação", Felipe Longhi Malheiro "Dos Sonhos e seus efeitos colaterais" / Auditório Moacyr Scliar
18h - Happy Hour com a BANDA PREFACE (pop-rock) / Café Literário
19h30 - Sessão de autógrafos coletivo / Usina de Quadrinhos
19h30 - Encontro com escritora Mariana Bertolucci / Auditório Moacyr Scliar

Dia 18/06 (Sábado) 
10h - Oficina de técnicas de Graffiti com Guilherme Green / Usina de Quadrinhos
10h - Encontro com escritor Anonymus Gourmet / Auditório Moacyr Scliar
11h - Contação de História com o Boneco Juca 'Quero Bicho de Estimação' / Espaço Infantil SESC
14h - Oficina apresentação de projetos Lei Rouanet / Auditório da Biblioteca Pública Municipal
14h - Feira de troca de Quadrinhos e Fanzines / Usina de Quadrinhos
15h - Encontro com escritor Alcy Cheuiche / Auditório Moacyr Scliar
15h Contação de História com o Boneco Juca 'O casamento da Boneca Emília de Monteiro Lobato' / Espaço Infantil SESC
16h - Lançamento Coletivo ALVALES(Clube Literário de São Leopoldo e ACE) / Auditório Moacyr Scliar
17h - Sessão de autógrafos Coletâneas Casa do Poeta / Auditório Moacyr Scliar
17h - Lançamentos de Henrique Veber (Microcrédito Cultural) "A quem interessar possa" , Daiane Irschlinger "O Príncipe Plebeu" e Nadir Almeida (Microcrédito Cultural) "Doce recordação" /  Café Literário
18h - Divulgação dos premiados da exposição de Artes Visuais / Área Central
18h - Happy Hour com CAROL MATOS (MPB)
19h - Apresentação da Orquestra Unisinos e Coral SESC / Auditório Moacyr Scliar

Dia 19/06 (Domingo)
11h - 11h Contação de História 'A Chegada dos Tamptons' com Fernando Lima / Espaço Infantil SESC
15h - 11h Contação de História 'A Chegada dos Tamptons' com Fernando Lima / Espaço Infantil SESC

CRB10: Um livro por uma planta em Nova Petrópolis

CRB10: Um livro por uma planta em Nova Petrópolis: "Um livro por uma planta em Nova Petrópolis O projeto 'Doe um livro, adote uma planta' acontece na segunda-feira, 6 A partir de segunda-fe..."