terça-feira, 31 de maio de 2011

Contatos iniciais

Damos início oficialmente ao blog oficial do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul - SEBP/RS.
Aqui neste espaço a equipe do SEBP/RS irá fazer divulgações diversas sobre bibliotecas públicas do Estado, do Brasil e mundo inteiro. Temáticas relacionadas à Biblioteconomia, Cultura e Educação também terão seu lugar.

Entre em contato para sugestões e/ou críticas.

Histórico

O Sistema Estadual de Bibliotecas (SEBP) começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo decreto n. 30.947, de 24.12.1981, com objetivo de desenvolver, a organização, coordenação, planejamento e apoio às bibliotecas gaúchas (interiorização).

Em 1987, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural, através do documento "Biblioteca Pública Municipal: dinamização e padronização de rotinas", reafirma as funções do SEBP ,  a posição da Biblioteca Pública do Estado (BPE) como órgão central do Sistema e das demais Bibliotecas Municipais como órgãos operacionais, além de esclarecer as vinculações com os organismos nacionais (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). Este documento acrescenta novas funções à biblioteca pública, ao lado das já tradicionais. Coloca a biblioteca pública como espaço de convivência e difusora de informações comunitárias, ainda que timidamente.

Na última década, independente da legislação que normatiza seu funcionamento, o SEBP foi desvinculado da Biblioteca Pública (1987), voltado à BPE na gestão seguinte (1991), e tendo sido desvinculado  novamente em 1995. A documentação referente ao funcionamento do Sistema, incluindo o material sobre os municípios cadastrados, foi transferida da BPE no período 1994/1998, não tendo sido mais localizada. Em 1997 o Sistema foi totalmente desativado.

Em 1999 foi reativado o Sistema, reiniciado a Cadastramento das Bibliotecas Publicas Municipais e implementadas as políticas publicas no período 1999 a 2002.

A missão do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas é qualificar as bibliotecas públicas do Estado do Rio Grande do Sul cabendo-lhe:

• Coordenar e incentivar as ações referentes ao cumprimento da política estadual para as bibliotecas publicas;
• Capacitar a BPE como órgão central do Sistema; 
• Coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas no Estado;
• Coordenar a elaboração de propostas, planos, programas e atividades na sua área;
• Prestar Assessoria técnica às Bibliotecas Públicas municipais e estaduais no que se refere a qualificação de recursos humanos, realização de oficinas, a elaboração de projetos, a indicação de acervo para aquisição, doação de livros e materiais, inserção destas bibliotecas nas políticas do governo estadual via Orçamento Participativo.

Através de uma ação conjunta com os Gabinetes de Relações Comunitárias (GRC) das regiões OP e a Secretaria do Interior atualizou o Cadastro das Bibliotecas Públicas municipais do Estado contando inicialmente com 422 bibliotecas públicas municipais cadastradas e 75 municípios que não possuíam biblioteca pública até o final deste período de cadastramento: 2002. Hoje o banco de dados conta com 520 bibliotecas cadastradas (das quais 08 são comunitárias) e ainda se ampliará mais com a inclusão de novas bibliotecas comunitárias e públicas que estão sendo inauguradas.

Visando a qualificação das bibliotecas públicas municipais, o SEBP desenvolveu o Projeto INBIB RS (Integrar Bibliotecas RS) que consistia na criação de bases de dados nas bibliotecas públicas municipais, promoveu desta forma a qualificação da organização do acervo e o fortalecimento da Biblioteca Publica enquanto agente de desenvolvimento social. A construção destas Bases de Dados Bibliográficos dos acervos das bibliotecas municipais tem como objetivo a padronização do tratamento da informação e a preparação da criação de uma Rede Informatizada das Bibliotecas Públicas do RS, buscando assim trabalharmos cooperativamente racionalizando o trabalho nas bibliotecas, qualificando seu pessoal e, conseqüentemente, tornando a biblioteca pública um espaço de inclusão social, através do qual é  preservada a memória local, as fontes históricas.

Atualmente são desenvolvidas ações relativas ao projeto Livro Aberto, Mais Cultura, de Implantação e Modernização de bibliotecas públicas no Estado do Rio Grande do Sul com a utilização do software Biblivre.