quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Divulgação: Caça às palavras

Dicionários virtuais permitem pesquisas e traduções on-line; prefira os reconhecidos, para obter um resultado mais preciso

Paula Maria Prado / Agora - Revista da Hora

Transcrição com adaptações

Nem sempre é possível estar com um dicionário à mão. Mas, se o computador estiver ligado e contectado à internet, a questão está resolvida. Diversos sites oferecem dicionários virtuais com significados e ferramentas de tradução.

"Uso muito o Google Tradutor para tirar dúvidas sobre alguma palavra qu eu não sabia escrever corretamente ou para saber o seu significado", afirma o estudante Rodrigo Santos, 18 anos.

A administradora de vendas Jenny Simão, 23 anos, tira suas dúvidas no Urban Dictionary. "Ele traz gírias em inglês. Uso quando estou escrevendo algum texto na língua.", afirma. "Acho o dicionário impresso mais completo, mas, no trabalho, nem sempre temos um desses à mão", conta.

Além dos dicionários em português e dos que traduzem palavras do inglês, ainda há os específicos, como o de termos médicos e tecnológicos. Prefira os reconhecidos, para não correr o risco de cometer imprecisões.

Dicinários on-line


Traz os verbetes como no dicionário impresso. Também possibilita traduções do alemão, do espanhol, do francês, do inglês e do italiano para o português.


Da Academia Brasileira de Letras. É possível pesquisar apenas partes da palavra


Para quem quer descobrir os significados de gírias no inglês


Serviço do Google que traduz textos, sites e documentos inteiros. Ainda tem a ferramenta "Detectar idioma", que avisa em que língua o arquivo está


Traz as palavras usadas no inglês britânico e no americano. Ainda há informações sobre as gramáticas locais


Traduz kanji (ideogramas chineses usados pelos japoneses) para o inglês


Apresenta termos usados apenas no universo da tecnologia e da informática



Criado em 2007, ajuda a entender o que são algumas doenças



Além de traduzir para diversos idiomas, compara o texto traduzido com o original



Para quem fala espanhol. Traz o significado dos verbetes da língua


Nenhum comentário:

Postar um comentário