quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Treinamento Biblivre em Santo Ângelo

Antes tarde do que nunca. A notícia está bem desatualizada mas o registro tem que ficar!
O Sistema de Bibliotecas está com sua rotina bem agitada devido ao Edital de Modernização de Bibliotecas Viva RS mas sempre há um tempinho para atualizar as postagens.

No início de outubro, o Sistema de Bibliotecas participou da programação da Feira do Livro de Santo Ângelo com um mini-curso do software Biblivre (mini pois não foram explorados todos os recursos do software).

O SEBP/RS tem apoiado e auxiliado (no que é possível) a utilização do Biblivre por entender que é uma alternativa às bibliotecas de menor porte que não tem recursos financeiros e nem bibliotecários aptos a trabalhar com softwares mais sofistificados.

Atualmente apenas uma pessoa da nossa reduzida equipe está dando esse help: Eu!, esta que vos escreve e tenta manter o blog em dia.

A minha participação no treinamento em Santo Ângelo foi o projeto-piloto para os próximos treinamentos que o Sistema pretende retomar - tomara que com uma equipe maior.


O mini-curso aconteceu no Tele Centro de Sto. Ângelo, que fica no mesmo prédio da biblioteca pública
No total foram 11 participantes representando 08 municípios da região
Agradeço a todos que me acolheram com muito carinho em Santo Ângelo: os responsáveis pela organização da Feira do Livro - através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude -, a responsável pela Biblioteca Municipal Policarpo Gay, Terezinha Angst e a bibliotecária Fernanda Ribeiro Paz. 
Da esquerda para direta: Aliriane Ferreira Almeida, representando o SEBP, Fernanda Paz, bibliotecária de Santo Ângelo, Leoveral Soares, Secretário da Cultura e a responsável pela biblioteca pública, Terezinha Angst.
Agradeço também aos 11 funcionários de bibliotecas que compareceram no treinamento e expuseram todas as dificuldades encontradas no dia a dia de uma biblioteca do interior. Refaço minhas palavras no treinamento: vamos sempre pensar que a situação um dia vai melhorar e trabalhar com otimismo e boa vontade (mesmo que isso pareça um discurso clichê e difícil de colocar em prática).

Os municípios que participaram foram: Santo Ângelo, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões, Ubiretama e Vitória das Missões.

Texto: Aliriane Ferreira Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário