sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seja repórter na Feira do Livro de Porto Alegre

Ana Paula Figueiredo
Estagiária de Jornalismo
Alunos interessados em praticar as tarefas de um repórter tem, a partir de hoje, uma ótima oportunidade: é a 7ª Cobertura Jornalística da Feira do Livro de Porto Alegre, oficina promovida pela Agexcom. As inscrições – que são gratuitas – vão até 6 de novembro e devem ser feitas nesta página.
A oficina, que será ministrada pelos professores Eduardo Veras e Débora Gadret, ocorre na última semana da Feira do Livro, entre os dias 7 e 11 de novembro, das 14 às 17h, em Porto Alegre.
As tarefas de rotina de um repórter, como reunião de pauta, redação, edição e publicação dos materiais jornalísticos serão realizadas diretamente da feira. Uma redação será montada na sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul para que as matérias sejam produzidas.
Os participantes irão produzir notícias que tenham relação com o universo literário da feira, porém menos factuais. Haverá também a possibilidade de fazer matérias em áudio. Para a realização de fotografias e gravação de sonoras é necessário que os alunos levem seus próprios materiais. Alimentação e transporte também ficam por conta de cada um.
O professor Eduardo Veras destaca a importância dos alunos participarem da atividade, que fará a cobertura de um dos eventos mais importantes do Estado. “É a chance de experimentar, na prática, a relevância da cobertura do tema cultura. A ideia é que os alunos usem o olhar curioso e observador para tentar construir uma cobertura desde o primeiro momento até a edição.”
As notícias serão publicadas no Portal3 e no site do Sindicato. A oficina vale 15 horas complementares, sem certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário