quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Leitora da Biblioteca Pública de Nova Petrópolis vence concurso literário estadual


O  concurso já passou, o prêmio foi entregue, mas fica aqui no blog o registro da notícia para quem sabe vir a inspirar outras iniciativas que também valorizem os leitores das bibliotecas.

-------------------------------------------

Na última quinta-feira, 29, a jovem Gabriela Zang Braun, 22 anos, recebeu um e-mail emocionante. Uma das leitoras mais assíduas da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis está entre os dez vencedores do 1º Concurso Literário Assombros Juvenis, promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro. O conto “O livro (macabro) dos desejos” foi um dos destaques da competição e Gabriela receberá seu certificado na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além disso, o conto fará parte de uma antologia, editada pelos organizadores do concurso.

A história de Gabriela explana uma ficção que critica, implicitamente, a ambição. Um garoto encontra um livro escondido e descobre que tudo o que escreve neste livro acaba se realizando. Porém, todas as vezes que nele escrevia, suas mãos misteriosamente sangravam. Passou o tempo e o garoto escreveu um pedido mal-intencionado e grave, o que o fez morrer.

Gabriela está radiante com a notícia. “Fiquei muito emocionada, para mim é a realização de um sonho. Sempre gostei muito de escrever e ainda penso em realizar meu desejo de menina, que é me tornar escritora”, diz. A jovem acredita que o passo mais importante para ter uma boa escrita é ser um bom leitor. “Somente lendo muito conseguimos escrever bem”, ressalta.


A equipe da Biblioteca Pública ficou muito feliz com a conquista da jovem, que tem seu cadastro na entidade desde 4 de fevereiro de 1997. “A Gabriela sempre foi uma excelente leitora, frequentando assiduamente a Biblioteca. O mais interessante é que ela lê todos os tipos de assuntos, não se prendendo somente a um gênero. Com certeza o fato de ela ler sempre auxiliou para que ela desenvolvesse o seu dom da escrita”, diz a diretora da Biblioteca Pública, Sandra Daniele Artmann.

Já a bibliotecária Susana Carrasco, que sempre auxiliou Gabriela na escolha das leituras e a motivava para cultivar esse hábito, estava orgulhosa da leitora. “Acredito que toda a comunidade leitora de Nova Petrópolis ficou feliz com essa conquista da Gabriela, que acabou motivando ainda mais as pessoas a acreditarem nos seus sonhos e, claro, a ler muito”, diz.

O 1º Concurso Assombros Juvenis é uma iniciativa da Reinações: Confraria da Leitura de textos infanto-juvenis e da CRL: Câmara Rio-Grandese do Livro, com apoio da CORAG, que visa estimular a escrita de textos infanto-juvenis.
O júri foi composto pelo escritor Dilan Camargo, editora Elaine Maritza da Silveira, e professora e contadora de histórias Liza Caldeira, sob a coordenação do escritor Caio Riter.

Biblioteca Pública
Desde o incêndio ocorrido na Biblioteca, em 4 de junho deste ano, que destruiu cerca de 80% do acervo atingido pelas chamas, Gabriela lamenta a tragédia. Apesar disso, já está contando os dias para quando a entidade abrirá novamente. “Estou ansiosa para quando isso acontecer, com certeza serei uma das primeiras a pisar lá quando as atividades voltarem ao normal”, diz.
O prédio da Biblioteca, desde então, passou por diversas reformas na sua estrutura interna; incluindo pisos, portas, reboco, vidros, esquadrias, paredes, janelas, forração, pintura e troca da fiação elétrica. Em relação à parte literária, as colaboradoras da Biblioteca estão trabalhando na organização e controle dos livros recuperados, dando baixa no sistema. Posteriormente será feita a seleção e cadastro dos livros doados. A previsão de reabertura das atividades da Biblioteca é para o início de 2012.

Fonte: ClickRBS/ Assessoria de Imprensa de Nova Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário