segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Divulgação de projeto musical em Colinas


A Secretaria Mnicipal de Educação e Cultura de Colinas juntamente com a Administração Municipal, vem desenvolvendo um projeto de música há vários anos, o qual engloba as escolas do município e jovens que queiram participar. Nas escolas são oferecidas aulas de música dentro do horário de aula, para todas as turmas, desde a Educação Infantil até a 8ª Série, projeto de flautas para o 4º ano e o 5º Ano, além de incluir as datas comemorativas, bem como o teatro e a dança.

 


No turno inverso, ocorrem as Oficinas de Instrumentos, oferecidas gratuitamente para todos os alunos, os quais participam das mesmas conforme o interesse, podendo escolher o instrumento que desejam aprender, sendo que a maioria dos alunos recebe o instrumento do município. A partir deste trabalho, surgiu no decorrer dos anos, a Banda Municipal, a Banda Marcial, o Grupo Instrumental, o Grupo de Prática de Conjunto das Oficinas de Música, o Grupo de Violinos, o Grupo de Flautas, e Pequenos Grupos de Bandas dentro do próprio município, sendo que temos hoje músicos de Colinas tocando em diversas bandas da região.


Todo esse trabalho, é simplesmente o resultado da dedicação e empenho dos professores de música, o comprometimento dos alunos, a parceria das escolas, bem como o apoio do município, através da valorização e do investimento na área da música.

Baseado nestes resultados e conquistas através do trabalho musical, acreditamos que precisamos continuar investindo e aperfeiçoando cada vez mais o Projeto Musical. Por isso a partir do ano de 2009, sentiu-se a necessidade de ampliar o Projeto, além de manter todo o trabalho que já estava sendo desenvolvido, diversificou-se e agregou-se mais oficinas, com instrumentos diferentes, que até então, ainda não estavam sendo oferecidos, contando atualmente com cinco professores qualificados na área.


As aulas e os ensaios das oficinas de instrumentos musicais acontecem na Biblioteca Pública Municipal de Colinas durante a semana, em horários e dias fixos, conforme o instrumento que o aluno escolheu e se inscreveu no início do ano. São oferecidas aulas dos seguintes instrumentos musicais: violão, violino, guitarra, contra-baixo, contra-baixo acústico, cavaquinho, mandolim, banjo, escaleta, teclado, acordeon, violoncelo, bateria, flautas doces (soprano, contralto, tenores e baixo), flauta pífano e transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, tuba, xilofone e diversas percussões.

“Acreditamos que investir e oferecer uma Educação Musical é essencial, pois é dar à criança a oportunidade de se auto-descobrir, é despertar os seus talentos, promover a sua auto-estima e desinibição, estimular o raciocínio, a memória e a atenção, além de promover o desenvolvimento do ser humano como um todo.” (Tânia Fensterseifer, pedagoga e coordenadora educacional e cultural.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário