domingo, 9 de outubro de 2011

12 de outubro – Dia Nacional da Leitura


Divulgação do Diretor de Livro, Leitura e Literatura - DLLL, Fabiano dos Santos.


“Não é a biblioteca ou a escola que desperta o gosto por ler....é um professor, um bibliotecário que, levado por sua paixão, a transmite através de uma relação individual”, Michèle Petit
 
Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com o apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários. Ler todo dia rima com Biblioteca Todo Dia.
Todo Dia é Dia de Ler – Biblioteca Todo Dia. No Dia e na Semana Nacionais da Leitura e Literatura, um convite especial às Bibliotecas: que no Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro, abram suas portas à população e realizem leituras de literatura, envolvendo a comunidade.

Nosso objetivo é informar a sociedade sobre a importância das Bibliotecas na construção de uma cultura de leitura e buscar as condições necessárias para concretizar a democratização do acesso aos livros por meio de bibliotecas abertas à comunidade, com espaço e acervos adequados, horários flexíveis para amplo atendimento à população e profissionais preparados para promover o encontro do leitor com um bom livro. Os livros têm de estar onde o povo está.

Se você atua numa biblioteca pública, comunitária ou escolar, pontos de leitura e pontos de culturapode organizar sessões de leitura em voz alta, rodas de leitura, um cantinho gostoso e confortável de leitura para bebês, livros e leituras nas praças, em hospitais, asilos, escolas, palestras para pais e grávidas, leitura compartilhada, varal de livros para os pequeninos, seminários, programas de incentivo às famílias para frequentar a biblioteca como local para estar junto e ler, encontros com autores locais....
 
Estas são apenas algumas ideias. Ninguém melhor do que você para saber o que agrada a sua comunidade. No site www.ecofuturo.org.br/dianacionaldaleitura você encontra publicações e informaçõessobre como realizar gostosos momentos de leitura de histórias para crianças, jovens e adultos. No site da Fundação Biblioteca Nacional www.bn.br você também encontra as ações desenvolvidas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Estaremos conectados pelas redes sociais Blog, Facebook e Twitter para trocar ideias, imagens e ações.
 
Faça parte desta rede nacional pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário