terça-feira, 30 de agosto de 2011

Biblioteca Municipal de Arroio do Meio comemora aniversário com a comunidade


Leitores homenageados acompanhados
da bibliotecária Ilse

Integrando a programação da CulturArte 2011, cerca de 40 idosos do município, mais autoridades e comunidade em geral, participaram da programação de comemoração aos 42 anos de atividades da Biblioteca Pública Municipal Barão do Rio Branco, realizada na tarde de ontem, nas dependências da Secretaria de Educação e Cultura (SEC), no Centro da Cidade.



O evento iniciou com a palestra da professora Andrea Barth, voltada para 40 idosos participantes dos grupos de Terceira Idade do município e do projeto Leitura não tem idade, realizado desde julho de 2009 pela administração municipal e Conselho Municipal do Idoso (CMI). Andrea deu dicas de leitura e falou sobre os benefícios e a importância do hábito de ler, complementando com contação de histórias. Os idosos interagiram e deram depoimentos referentes ao espaço que os livros ocupam em suas vidas. “Durante 42 anos viajei pelas estradas do país e hoje viajo através das páginas dos livros, que são grandes companheiros”, afirmou Astor Odilo Becker, 63 anos. Já Ivone da Costa, 64 anos, disse que fica intranqüila quando passa do seu horário de leitura. “ Nunca saio de casa sem um livro na bolsa”, destacou.
Prefeito Sidnei Eckert e Maria Sueli Pochmann
fazem descerramento da placa alusiva
ao kit de modernização de bibliotecas públicas

Após este primeiro momento, realizado na sala que comporta o Cineclube Real, a programação seguiu com os atos oficiais de entrega do kit Modernização de bibliotecas públicas, conquistado pelo município em 2010, através de edital federal. O kit é composto por um acervo de mil livros, mobiliário, itens de ambiência e dez computadores, que devem ser entregues até o final do ano. O descerramento da placa alusiva à conquista foi executado pelo Prefeito Sidnei Eckert, representando o Poder Executivo e por Maria Sueli Pochmann, representante da comunidade junto ao Núcleo de Cultura.

Dentro da Biblioteca, os convidados puderam assistir à encenação de um teatro, onde a avó contava histórias ao seu neto de forma atrapalhada, obrigando-o a corrigí-la sobre o rumo dos contos, o que resultou em muitas risadas do público que assistia.

Público assiste ao teatro dentro da biblioteca
A secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, deu seqüência à solenidade, ressaltando a importância da leitura e “o mundo de histórias disponíveis na biblioteca”, afirmando: “Este é um importante espaço que está sempre de portas abertas para a comunidade, oferecendo muito conhecimento e saber”. Na seqüência, ela homenageou alguns leitores destaques da Biblioteca Municipal, seguindo os critérios de assiduidade e freqüência de visitas à biblioteca. Os nove leitores homenageados têm idades variadas entre sete e 67 anos de idade e receberão um exemplar do livro escrito por arroiomeenses, Instantes da Vida, que será lançado nesta quinta-feira, dia 1º, no evento a realizar-se nas dependências do CTG Querência de Arroio do Meio, às 19h30min.

O Prefeito Sidnei Eckert parabenizou os leitores homenageados e ressaltou a importância da leitura na rotina de todos. “Que estes leitores destaques sirvam de estímulo para mostrar a toda a comunidade os benefícios da leitura”. O evento seguiu com os convidados circulando pela Biblioteca, conhecendo os espaços reformados e retirando livros para enriquecer ainda mais a leitura.

Sobre a Biblioteca Barão do Rio Branco: A biblioteca pública municipal Barão do Rio Branco foi Criada em 29 de agosto de 1969, conforme a Lei N° 22, sancionada pelo então prefeito Benito Jacob Johann. Desde setembro de 2008, está localizada junto ao prédio da Secretaria de Educação e Cultura (SEC), na rua Dr. João Carlos Machado, 1000. O espaço conta com um acervo de cerca de 10 mil obras, dentre literatura infantil e adulta, nacional e internacional, jornais, revistas e livros para pesquisa.

Leitores homenageados: Astor Odilo Becker, Ivone da Costa, Marina Severo de Lima, Karine Arnold, Amanda Gabriele Rauber, Francieli Lansing, Alison Diego Cardoso Schuster, Cintia Wallerius e Felipe Silva de Santana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Arroio do Meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário